Resultados da sua busca

UTILIDADE PÚBLICA – Cartilha da FEBRE AMARELA

 

 

 

================================

CARTILHA DA FEBRE AMARELA

 

O que é?

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos.

 

Qual o microrganismo envolvido?

O Arbovírus do gênero Flavivirus, família Flaviviridae.

 

Quais os sintomas?

As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. Nas formas mais graves da doença, podem ocorrer icterícia (olhos e pele amarelados), insuficiências hepática e renal, manifestações hemorrágicas (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina) e cansaço intenso.

 

Como se transmite?

A febre amarela ocorre nas Américas do Sul e Central, além de em alguns países da África e é transmitida por mosquitos em áreas urbanas ou silvestres. Sua manifestação é idêntica em ambos os casos de transmissão, pois o vírus e a evolução clínica são os mesmos — a diferença está apenas nos transmissores (vetores). No ciclo silvestre, em áreas florestais e vegetações à beira dos rios, os vetores da febre amarela são os mosquitos Haemagogus e Sabethes. Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue). Uma pessoa não transmite a doença diretamente para outra.

 

Como tratar?

Não existe nada específico. O tratamento é apenas sintomático e requer cuidados na assistência ao paciente que, sob hospitalização, deve permanecer em repouso com reposição de líquidos e das perdas sanguíneas, quando indicado. Nas formas graves, o paciente deve ser atendido numa Unidade de Terapia Intensiva. Se o paciente não receber assistência médica, ele pode morrer.

 

Como se prevenir?

A única forma de evitar a febre amarela Silvestre é a vacinação contra a doença. A vacina é gratuita e está disponível nos postos de saúde em qualquer época do ano. Ela deve ser aplicada 10 dias antes da viagem para as áreas de risco de transmissão da doença. Pode ser aplicada a partir dos 9 meses e é válida por 10 anos. A vacina é contra-indicada a gestantes, imunodeprimidos (pessoas com o sistema imunológico     debilitado) e pessoas alérgicas a gema de ovo.

 

Quem deve vacinar-se?

A vacinação é indicada para todas as pessoas que vivem em ou viajam para áreas nacionais de risco para a doença, onde há casos da doença em humanos ou circulação do vírus entre animais (macacos).