Resultados da sua busca

A água viva – Jornal Árvore da Vida

No capítulo 4 do Evangelho de João, há o relato do encontro de Jesus com uma mulher que tinha ido a uma fonte retirar água para beber. Além de ser desprezada pelos judeus por ser samaritana, essa mulher já tivera cinco maridos, sendo que, no momento em que se encontrou com Jesus, relacionava-se com outro homem que não era seu marido. Nesse capítulo temos de atentar para as palavras de Jesus dirigidas a ela: “Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna” (João 4:13-14).

É certo que hoje no mundo há muitas águas nos sendo oferecidas para beber. A água dos estudos é uma delas. Muitas pessoas estão hoje correndo atrás dos estudos como uma forma de preencher seu vazio interior e encontrar satisfação pessoal. Após terminar o ensino fundamental e médio, buscam cursar uma faculdade, depois uma especialização, um MBA, um mestrado, um doutorado, um pós-doutorado etc. Não estamos pregando que os homens não devam estudar e se aperfeiçoar intelectualmente, todavia constatamos que a água dos estudos não é suficiente para saciar nossa sede interior, ou seja, não traz satisfação completa.

Se, por outro lado, não se trata dos estudos, existe ainda a água do dinheiro, que tem dado muitíssima sede aos homens. Pelo dinheiro, muitos têm feito coisas inimagináveis, sendo que alguns chegam ao ponto de se vender.

Existe também a água do casamento. Muitos imaginam que só serão felizes a partir do dia em que se casarem. A questão é que, se o casamento não contiver a água de Jesus, ele fatalmente – mais cedo ou mais tarde – dará sede aos cônjuges, isto é, estes se sentirão insatisfeitos com a união. Essa insatisfação resultará inevitavelmente em casamentos de fachada ou em divórcios e sucessivos casamentos, o que já é praxe no mundo contemporâneo. Também existe o grupo dos casados que imaginam que só “se realizarão” no dia em que tiverem filhos para criar. Não estamos dizendo que ter filhos não gera uma imensa alegria nos pais, mas isso também não é suficiente para trazer sentido e total alegria à vida do homem.

Desesperados por não encontrar real satisfação – quer nos estudos, quer no casamento, quer na família – muitos enveredam pelo caminho das drogas, sejam as lícitas ou ilícitas. Isso tudo porque nunca conseguiram encontrar algo que lhes desse real satisfação interior, efetiva qualidade de vida interior. Na verdade isso ocorre porque ao longo da vida experimentamos muitas águas para saciar a nossa sede interior de alegria, sendo que a nossa experiência mostra que essas muitas águas, no máximo, conseguem saciá-la temporariamente.

Por isso, querido leitor, por que você não desiste de procurar tanto e finalmente pede água ao Senhor Jesus? Ele afirmou que a água Dele mataria completamente nossa sede interior, de uma vez por todas! Essa água é a própria vida divina, e, se crermos nisso, ela se torna uma fonte a jorrar para a vida eterna. Não sabemos quantos anos ainda temos de vida na terra. Certo é que podemos vivê-la de maneira intensa, cheia de significado, satisfação, paz e alegria, desde que convidemos o Senhor Jesus para fazer parte dos nossos estudos, do nosso casamento e da nossa família. Basta fazermos uma oração: “Senhor Jesus, confesso-Te que nada nesta terra me trouxe até hoje real satisfação interior. Tenho buscado muitas águas, mas elas não têm saciado minha sede interior. Que Tu venhas com a Tua água, com a Tua vida, preencher-me completamente e dar real satisfação aos anos de vida que ainda me restam na terra com a vida eterna! Oro em Teu nome, ó Senhor Jesus! Amém!”. 

Assine já o Jornal Árvore da Vida. Para assinar Clique Aqui