Resultados da sua busca

A importância da mulher no plano de Deus – Jornal Árvore da Vida

Deus tem um plano para a terra. Ele deseja que ela se encha de pessoas que tenham Sua imagem. É por isso que a primeira palavra dirigida ao primeiro casal foi de fecundidade, multiplicação e preenchimento da terra: “Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra […]” (Gênesis 1:28b). Fecundar, multiplicar-se, e encher são verbos que estão relacionados com a abundância. E vocês, irmãs, foram chamadas para cooperar com isso; para serem produtivas e frutíferas espiritualmente, enchendo a terra com a imagem de Deus. A outra parte do versículo diz: “[…] sujeitai-a, dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra“ (v. 28c). A ordem para que o homem sujeite a terra e domine sobre ela também faz parte do plano de Deus. Os verbos usados por Deus em sua ordem – sujeitar e dominar – denotam controle, poder, autoridade e governo. Deus criou o homem com o propósito de colocar o universo novamente sujeito ao Seu governo e reino. Satanás havia trazido caos e desordem para o universo, mas Deus, por meio do homem, resolveria essa questão. Deus não lidou com Satanás diretamente, mas preferiu que o próprio homem fizesse isso. Mas o homem não seria capaz de resolver isso sozinho. Essa foi a razão por que Deus fez para o homem uma auxiliadora.

A mulher tem um lugar de destaque no plano de Deus. Isso está registrado em Gênesis 2:4-17. Essa porção parece apenas ser uma segunda edição do relato da criação, mas vai muito além disso. Essa passagem traz elos importantes, entre os quais há uma relação de interdependência. Vejamos. Embora os céus fossem para a terra, nesta não tinha nascido nenhuma planta, porque não havia homem para lavrar o solo. Deus, então, com vistas a encher a terra com vida, criou o homem. Para o regalo do homem criado, Deus fez um belo jardim, com um rio e toda sorte de árvores. Contudo, um perigo rondava aquele lugar – o inimigo de Deus, que espreitava com a intenção de interferir em Seu plano. Por causa disso, Deus ordenou ao homem que protegesse o jardim. Para que o homem cumprisse essa função, o Senhor Deus falou: “Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea” (v. 18). Dessa forma, a criação da mulher é o último elo da corrente, com o qual Deus completaria o ciclo necessário para a fecundidade humana, sua multiplicação e o preenchimento da terra; para o domínio sobre as outras criaturas, inclusive Satanás; e para o cultivo e a proteção do jardim. Deus considerou que não seria bom o homem ficar sozinho, e o próprio homem já sentia falta de uma pessoa que o completasse. Portanto, em determinado momento, tanto Deus como o homem se deram conta da importância da mulher. A mulher era necessária para o homem, mas também para o propósito eterno de Deus.

A mulher foi colocada diante do homem como uma auxiliadora. Isso não indica uma posição de humilhação ou inferioridade. Pelo contrário, trata-se de posição de honra e de especial importância. Na qualidade de auxiliadora, a mulher torna-se parceira espiritual do homem, com o objetivo de sujeitar e dominar a terra ao seu lado; e também sua cooperadora, na tarefa vital de cultivar e guardar o jardim. Auxiliadora idônea significa corresponder à altura da necessidade. Desse modo, as irmãs foram criadas sob medida para os negócios de Deus, ou seja, nada lhes falta e nem excede para esse propósito. Noutras palavras, a mulher é perfeita para o que Deus deseja e única para completar o homem. A mulher é a excelente contraparte, o complemento não somente do homem, mas de todo o plano de Deus. É muito importante, irmãs, que vocês percebam sua posição no plano eterno de Deus. Ela não poderia ser mais importante. No universo há três coisas que estão fora de controle, necessitando ser sujeitadas e dominadas: os anjos caídos (nos ares), os demônios (no mar) e seu imperador, Satanás (na terra). A proposta do Senhor para as irmãs não se restringe aos cuidados do lar ou à educação dos filhos – tarefas que, inegavelmente, têm seu valor na vida prática –, mas a de limpar o universo para Deus e restaurar Sua ordem original, trazendo para debaixo de Seus pés o inoportuno inimigo de Deus. Graças ao Senhor, a bênção de Deus é a energia necessária para tudo isso acontecer.

Assine já o Jornal Árvore da Vida. Para assinar Clique Aqui