Resultados da sua busca

A VERDADEIRA FELICIDADE – Jornal Árvore da Vida

No capítulo 5 do Evangelho de Mateus, Jesus ensinou-nos como ser felizes. Sua primeira lição foi a humildade de espírito. Se para ser feliz é preciso ser humilde, e isso pode trazer certa confusão na mente de alguém alheio ao pensamento de Jesus, imagine então a segunda lição: chorar. Jesus disse: “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados” (Mateus 5:4).

A versão revista e atualizada de João Ferreira de Almeida tem um título para Salmos 126: “Consolo para os que choram”. Aqui temos um belo quadro que pode ilustrar não apenas o choro, mas também a felicidade que dele resulta.

As lágrimas de quem semeia

Os que com lágrimas semeiam”, “Quem sai andando e chorando enquanto semeia” (Salmos 126:5a, 6a). Eis aqui alguém que chora. Eis também alguém que semeia. Não se trata de sentar e chorar, mas de chorar andando e semeando. Ninguém frutifica com lágrimas, mas com sementes. Se queremos ser frutíferos, devemos semear, ainda que com lágrimas.

E que lágrimas são essas? Podem ser as lágrimas de quem, olhando para sua própria esterilidade, lamenta-se de sua condição infrutífera. Podem ser também as lágrimas de quem chora pela condição de pecado e morte espiritual dos outros. Quando olhamos para a situação das pessoas longe de Jesus, não é lastimável o que vemos? Não é de chorar? Pois, então, choremos, mas também saiamos e semeemos a palavra em seus corações, como o Senhor nos ensinou em Mateus 13.

O júbilo de quem ceifa

Com júbilo ceifarão”, “Voltará com júbilo, trazendo os seus feixes” (Salmo 126:5b, 6b). Eis o fruto de seu penoso trabalho! Eis o consolo! É justo que quem planta colha; é justo também que quem chora seja consolado. O consolo de quem semeia a palavra são pessoas ganhas para Deus. A Palavra de Deus é a semente poderosa que cai na terra de seus corações e frutifica para a vida eterna.

O salmista, efusivo de alegria e dando o devido reconhecimento a Deus, relembra o povo da restauração da sorte de Sião (v. 1). Foi tal a obra de Deus entre eles, que parecia um sonho. Houve, então, uma repercussão daquilo que Deus fizera no meio deles (v. 2). De fato, o Senhor restaurara sua sorte, mas a atitude de sair, chorar e semear foi crucial para a obra de Deus entre eles. Por isso, querido leitor, nós o encorajamos a crer na Palavra de Deus, que diz que aquele que chora é feliz e abençoado porque será consolado. Creia que, semeando a Palavra, semeando o Espírito, semeando a vida, mesmo que com choro, o consolo do galardão virá e sua boca, então, se encherá de riso. Louvado seja o Senhor!

Assine já o Jornal Árvore da Vida. Para assinar Clique Aqui