Resultados da sua busca

A VISÃO DO REINO NO LIVRO DE MATEUS

O reino é, sem dúvida, o tema mais importante de toda a Bíblia. Isso claramente indica que, desde o Antigo Testamento, Deus intenta fazer com que Seu reino seja estabelecido na terra. Na era do Novo Testamento, o Senhor Jesus veio como o Rei do reino dos céus, sobre o qual nos falou muitas coisas (Atos 1:3).

O livro de Mateus é maravilhoso e seu assunto principal é o reino. De todos os livros da Bíblia, é o que mais o aborda. Na edição anterior, vimos que os aspectos do reino apresentados neste livro podem ser divididos em quatro partes, que foram detalhadas pelo Senhor Jesus em quatro momentos em que, sempre num monte, falou a Seus discípulos.

Em Mateus 5, no primeiro monte, o Senhor falou as palavras do reino. No capítulo 17, num outro monte, o Senhor mostrou a visão do reino como prêmio e galardão aos que seguirem a Cristo. Esses

dois aspectos do reino foram detalhados na edição anterior (cf. JAV 229). Desta vez, abordaremos o que o Senhor Jesus disse, estando também num monte, em Mateus 24 e 28.

Mateus 24:3 diz: “No monte das Oliveiras, achava-se Jesus assentado, quando

se aproximaram dele os discípulos, em particular, e lhe pediram: Dize-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século”. Esse versículo nos apresenta uma preocupação que os discípulos tinham: inquietava-os a consumação do século, que se dará quando o reino for manifestado.

Eles já haviam recebido a palavra do reino, e o Senhor também havia lhes antecipado um “gostinho” do que será o reino ao permitir-lhes vê-Lo em Sua transfiguração. O reino será um lugar maravilhoso, bom para estarmos lá (17:1-4). No entanto, eles ainda careciam de mais uma palavra

importante sobre o reino: precisavam ser orientados a se preparar para ele.

O Senhor disse que sinais aconteceriam antes de Sua vinda, os quais deveriam despertar os discípulos – bem como a nós hoje – para perceberem que a volta do Senhor estaria iminente quando eles surgissem. Os versículos 6 e 7 falam de sinais que hoje mesmo acompanhamos: guerras e rumores de guerras, nação se levantando contra nação, fome e terremotos em vários lugares. Todos esses sinais podem ser vistos sem dificuldade. Estamos presenciando estes fatos em nossa época. Portanto precisamos nos preparar para a volta do Senhor!

O Senhor Jesus também disse que, às vésperas de Sua volta, o amor de quase todos se esfriaria (Mateus 24:12). Este assunto é muito sério. Nosso amor pelo Senhor não pode esfriar. À medida que a volta do Senhor se aproxima, nós, cristãos, devemos nos preocupar em manter acesa a chama do amor pelo Senhor. No entanto, enquanto o Senhor se aproxima para manifestar Seu reino, o inimigo de Deus trabalha com mais força para desviar nossa atenção do significado desses sinais e, por conseguinte, nos levar a amar coisas que não dizem respeito ao Senhor. Amado leitor, preparar-se para a manifestação do reino é também manter aquecido nosso amor pelo Senhor.

Além de manter a chama de nosso amor, o Senhor disse que deveríamos perseverar até o fim. A recompensa para os que perseverarem até o fim é reinar com Cristo em Seu reino. Se nossos olhos estiverem voltados para o prêmio de reinar com Ele, teremos motivação suficiente para perseverar até alcançar o prêmio (v. 13).

Ainda neste contexto de nos prepararmos, o Senhor também nos orientou a ser vigilantes a todo o tempo, em todo lugar. Se quisermos reinar com o Senhor, devemos permanecer alertas (vs. 33, 37-42).

Preparar-se para a volta do Senhor equivale a ser fiel e prudente com relação à Sua vontade. Ele disse que a um servo assim confiará todos os seus bens (vs. 45-47).

Por fim, em Mateus 28, falando aos discípulos num outro monte, o Senhor Jesus dá a última instrução sobre o reino. Vejamos: “Seguiram os onze discípulos para a Galileia, para o monte que Jesus lhes designara […]. Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações” (vs. 16, 18-19).

Dizendo isso, o Senhor Jesus concluiu os assuntos principais do reino. Além de recebermos as palavras concernentes ao reino, termos a visão do reino como um prêmio e nos prepararmos para ele, devemos também anunciá-lo, ou seja, pregar ao mundo que o reino dos céus está se aproximando. Essa é a comissão que o Senhor nos deu: pregar o evangelho do

reino. Vamos trabalhar!

Assine já o Jornal Árvore da Vida. Para assinar Clique Aqui