Resultados da sua busca

A vontade de quem está sendo feita? – Jornal Árvore da Vida

Depois de certo tempo juntos, marido e mulher começam, sem perceber, a fazer valer sua própria vontade na vida conjugal. Isso pode acontecer quando, a respeito de um determinado assunto, surge alguma divergência entre o casal.

Em vez de conversar sobre a questão e orar diante de Deus a fim de buscar Sua vontade, os dois se apressam em impor sua respectiva decisão e, descuidadamente, abrem a porta para que outra vontade seja feita em sua casa: a de Satanás, o inimigo de Deus. Gostaríamos que você parasse agora um minuto e refletisse: afinal, a vontade de quem está prevalecendo em sua vida conjugal?

Discussões, brigas e até separações brotam de pequenos deslizes. O inimigo de Deus, com toda sua astúcia, nunca desperdiça momentos em que marido e mulher se sentem “cheios de razão”: em ocasiões assim, homem e mulher estão vulneráveis a sua manipulação, e eles são enredados em enganos, reforçando seus argumentos e suas posições. Não percebem que estão sendo roubados no respeito mútuo, no amor e até no temor a Deus. Sim, porque o casal aos poucos vai se afastando de sua utilidade no plano divino, pois vai desfazendo os vínculos, a comunhão, o testemunho.

Por não conhecerem os desígnios do diabo, maridos e esposas são levados a pensar que o cônjuge é seu inimigo. Manipulados pela força maligna que atua na alma humana, são induzidos, pelo diabo, a desistir de seu casamento por causa de pequenas divergências ou de um mal-entendido. Essa é a razão de o apóstolo Paulo aconselhar em 2 Coríntios 2:11: “para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios”.

Para alcançar vantagem sobre um casal cristão, o inimigo de Deus (e do casamento) primeiramente instiga um dos dois a valorizar seu próprio ego, seus pensamentos e opiniões a respeito de algo. Conseguindo isso, ele vai levar cada um a se afundar em seus arrazoamentos e a acirrar o orgulho próprio. O que ele ou ela pensa ser sua própria vontade é, de fato, uma mescla da vontade humana com a maligna. Uma vez presos em suas razões, tornam-se nulos para a vontade de Deus.

Pior ainda, o que antes era apenas um pequeno desentendimento dá lugar para que as trevas predominem, com palavras e agressões verbais que jamais pensaram um dia proferir. Como resultado, o nome do Senhor, que devia ser glorificado por meio daquele casal, acaba sendo desonrado. Deus nos uniu para que Sua vontade pudesse prevalecer. Em Mateus 6:9-10 o Senhor nos revela qual é Sua vontade para Seus filhos: ter Seu nome santificado entre eles; ter Seu reino trazido para a terra e Sua vontade feita nela, como é feita nos céus. Imaginem se os casais cristãos

praticassem isso! Que bênção e paz reinariam em suas casas e que impacto suas famílias causariam na sociedade!

Quão úteis seriam nas mãos de Deus para evangelizar os vizinhos e socorrê-los nos momentos difíceis! Se negarmos a nós mesmos para que a vontade de Deus seja feita, nossa casa será uma pequena embaixada do reino dos céus. Vamos cooperar com a vontade de Deus, invocando mais o nome do Senhor e dependendo Dele para falar e agir! Não demos lugar a nosso verdadeiro inimigo, o diabo (Efésios 4:27); pelo contrário, rejeitemos seus desígnios, para que ele não alcance vantagem entre nós e seja envergonhado e derrotado em nosso relacionamento conjugal.

“Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria […]. Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou” (Efésios 4:31-32).

Assine já o Jornal Árvore da Vida. Para assinar Clique Aqui