Resultados da sua busca

AINDA NÃO É TEMPO DE NOS REUNIRMOS PRESENCIALMENTE

AINDA NÃO É TEMPO DE NOS REUNIRMOS PRESENCIALMENTE
ISOLAMENTO: NÃO PODEMOS NOS DESCUIDAR

– Temos recebido informações de que algumas igrejas já estão pensando em retomar algumas reuniões (com as devidas precauções), seguindo as medidas de flexibilização de funcionamento de estabelecimentos adotadas por governos estaduais e prefeituras

– BASEADO NISSO, QUEREMOS PASSAR AS SEGUINTES ORIENTAÇÕES PARA OS IRMÃOS E PARA AS IGREJAS:

– Sentimos que ainda não é tempo de nos reunirmos presencialmente. Embora alguns governos estaduais e municipais já estejam liberando os cultos de igrejas de maneira controlada, nós não temos paz neste momento de promover a retomada das reuniões presenciais.
– Esclarecemos que essas são orientações. As lideranças das igrejas têm a liberdade de tomar as decisões que julguem adequadas para as igrejas que servem.
– Ainda é um pouco cedo para começar a pensar em se reunir.
– Reuniões de GFCM apresentam mais riscos que no local, pois não tem como praticar o distanciamento. Não recomendamos nenhuma reunião neste momento, nem aglomerações de irmãos para qualquer evento que seja. (Ler o alerta no final do comunicado, da igreja em Rafard).
– Estamos ainda na curva ascendente da transmissão e o número de casos continua subindo assustadoramente. O Brasil é agora o novo epicentro da pandemia, já é o segundo país com o maior número de casos, perdendo só para os EUA, e o número aumenta assustadoramente.


As curvas abaixo demonstram que estamos ainda longe do achatamento e o crescimento dos casos vai continuar aumentando.

– A curva abaixo mostra que o número de casos aumenta em todos os estados, não dando nenhum sinal de achatamento.

– O número de mortes também cresce muito, sendo o número de mortes por dia maior que todos os outros países: média acima de mil, superando o número de mortes diárias nos EUA.
– As curvas acima e abaixo indicam que o número de casos e de mortes vai continuar a subir.
– Estudos indicam que o número de mortes pode passar dos 125 mil no início de agosto.


– A curva abaixo mostra o número de mortes por dia:  a média está sendo em torno de mil.

– Segundo as previsões das autoridades sanitárias, o impacto da pandemia no interior do país ainda está por vir, ou seja, somente agora que o vírus está se expandindo para o interior.
– Devido ao baixo isolamento nas cidades, a curva continua subindo, não tendo previsão de quando atingiremos o pico.
– Nos Estados Unidos, houve liberação em 48 estados. O número de casos se multiplicou muito depois disso. Só NY ainda está sob controle, por causa do rigor das medidas de isolamento, com a curva se achatando. Nos demais estados, a curva voltou a crescer. O mesmo acontece na Europa, onde houve liberação, como na Alemanha.

CONCLUSÃO:
– Sentimos que devemos esperar um pouco e aguardar para ver o resultado do relaxamento e da flexibilização adotadas pelas autoridades estaduais e locais. Pode haver um agravamento da pandemia, em cujo caso as autoridades irão voltar atrás em suas decisões, como tem acontecido em outras partes do mundo. PORTANTO, AINDA É CEDO PARA RETOMAR AS REUNIÕES PRESENCIAIS DA IGREJA.
– O nosso objetivo é zelar pela saúde dos irmãos. Já perdemos muitos irmãos para o coronavírus, e queremos preservar os irmãos. As reuniões presenciais normais só deverão ser retomadas após o surgimento da vacina ou de medicamentos eficazes para a cura da doença.
– E vamos seguir as orientações do nosso Comitê Orientação em Saúde.
– Essas são as nossas orientações. Deixamos a decisão para as lideranças locais (irmãos responsáveis) e regionais (cooperadores).

Pedro Dong
Ezra Ma
André Dong
Miguel Ma
================

ALERTA: EXPERIÊNCIA DA IGREJA EM RAFARD

Queridos irmãos, gostaria de compartilhar a situação de Capivari e Rafard. Há duas semanas, Capivari tinha 4 casos de Covid e Rafard 2, todos já curados. Estávamos todos “tranquilos e relaxados”, já pensando em reabrir o local de reunião (com os devidos cuidados) e os irmãos já estavam visitando uns aos outros (sem os devidos cuidados), já que todos estavam “praticando o isolamento social”. Nesta semana foram descobertos 13 casos e só num alojamento de trabalhadores rurais mais 53 casos. Passando para 71 casos confirmados. *Em Rafard uma jovem irmã está com Covid, e ela teve contato com outros irmãos, que tiveram contato com outros irmãos. Ou seja, todos nós tivemos contato de algum modo. Não podemos descuidar.* Que o Senhor nos guarde desse mal.

Cristiano Anéas
Irmão responsável, igreja em Rafard-SP

====================

ORIENTAÇÃO DO COMITÊ ORIENTAÇÃO EM SAÚDE

Amados irmãos,

Alguns governantes estão permitindo cultos e reuniões com determinadas restrições.
Contudo, do ponto de vista técnico, entendemos que esse não é o momento, baseado nos seguintes aspectos:
1. O número de casos e de óbitos ainda está em crescimento.
2. Não sabemos se esse movimento de abertura gradual dará certo. Em alguns países isso causou a contaminação de várias pessoas em reuniões cristãs como na Alemanha. (https://www.terra.com.br/noticias/mais-de-40-pessoas-sao-infectadas-em-missa-na-alemanha,2c79c17c3a435f162ac91d9a4defabe4qj8xuqkn.html)
3. Temos receio de expor os irmãos à contaminação e não sabemos como cada igreja vai flexibilizar as reuniões e como os irmãos irão reagir.
4. Não é hora de afrouxar as medidas. Iremos acompanhando a evolução da pandemia e daremos orientações a cada mudança na situação.

====================