Resultados da sua busca

As quatro atitudes para extrair vida da palavra – Jornal Árvore da Vida

“Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas o genuíno leite espiritual” (1 Pedro 2:2)

Deus fala constantemente com o homem. São várias as maneira pelas quais Ele fala com alguém. Seu falar é contínuo. Porém, enquanto fala, que atitudes Ele espera do homem a quem fala?

A primeira atitude é ouvir. Deus nunca para de falar, mas o homem pode tomar o caminho de não querer ouvir. Todas as igrejas registradas em Apocalipse 2 e 3 foram advertidas a usar os ouvidos para ouvir. Por sete vezes temos: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas” (2:7, 11, 17, 29; 3:6, 13, 22). Há uma diferença básica entre escutar e ouvir. Um ser humano normal tem a habilidade natural de escutar, ou seja, é capaz de perceber o que está ocorrendo a sua volta. Ouvir, entretanto, ou dar ouvidos, está muito além do mero ato de escutar. Requer voltar-se ao Senhor e atentar para o que Ele diz e quer dizer. Alguns são habilidosos em falar, mas não sabem ouvir. Há uma passagem curiosa registrada em Isaías que diz: “Ele me desperta todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que eu ouça como os eruditos. O Senhor Deus me abriu os ouvidos, e eu não fui rebelde, não me retraí” (50:4-5). Uma pessoa erudita é aquela que sabe e conhece as coisas. Ter ouvidos de erudito significa saber ouvir, ter a habilidade de ouvir, isto é, ter os ouvidos abertos para assimilar. Alguém assim não se retraí enquanto Deus fala; antes, penetra no mais profundo do que as palavras querem dizer.

A segunda atitude é desfrutar a Palavra de Deus. As Escrituras não são palavras quaisquer; são diferentes, únicas, especiais. As palavras do Senhor não são apenas para ser sabidas. O verbo saber tem o mesmo radical do vocábulo sabor. A Palavra de Deus tem sabor. Portanto precisa ser saboreada, degustada pelo homem. Nessa questão o profeta Jeremias nos serve de exemplo: “Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração” (Jeremias 15:16).

A terceira atitude é orar. Enquanto apenas Deus fala com o homem, não podemos dizer que haja o processo de comunicação. Há comunicação quando o homem responde e faz considerações acerca das coisas que ouve de Deus. Devemos aproveitar o período de nossa leitura da Bíblia e de nossa participação das reuniões para orar. Orar é falar com Deus. Comunicação espiritual é Deus falando e o homem respondendo em oração. Não precisamos fechar a Bíblia para orar ou esperar ir à reunião para orar. Podemos orar enquanto lemos a Palavra e ouvimos o falar de Deus nas reuniões da igreja.

A quarta atitude está relacionada com a prática. A principal diferença entre um cristão e uma pessoa qualquer é o ato de praticar a Palavra do Senhor. O Senhor Jesus falou: “Todo aquele que vem a mim e ouve as minhas palavras e as pratica […] é semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa, e não a pôde abalar, por ter sido bem construída” (Lucas 6:47-48). Praticar as palavras que temos ouvido completa o ciclo do progresso espiritual.

Ouvir, desfrutar, orar e em seguida praticar a Palavra de Deus é tudo que precisamos para Ele continuar a falar conosco e nossas raízes espirituais se aprofundarem Nele.

Assine já o Jornal Árvore da Vida. Para assinar Clique Aqui