Resultados da sua busca

COVID-19 – BOLETIM Nº 14 – ORIENTAÇÕES

08/03/2021

Amados irmãos e irmãs das Igrejas

Neste boletim desejamos reforçar alguns cuidados essenciais e alertar sobre a necessidade de mantermos nossa atenção diante do que estamos vivendo.

Vivemos, no Brasil, um período difícil. Os índices de transmissão voltaram a aumentar de maneira generalizada e, além disso, estejamos convivendo com uma variante do vírus mais contagiosa e, talvez, mais letal, por isso ela tem afetado além de pessoas idosas com comorbidades, também pessoas saudáveis, bem como jovens.

Nesse mês vamos intensificar nossas orações e os cuidados. É um período de muita atenção.

Os cuidados já são conhecidos por muitos, iremos enfatizar alguns pontos:

  • USO DE MÁSCARAS: Para garantir uma melhor proteção é importante nesse momento utilizar a máscara de forma correta em todos os ambientes externos. Devido a grande capacidade de contágio das novas mutações é fundamental a utilização de máscaras cirúrgicas, se possível utilizar a máscara N95 ou s PFF2.
    • Gostaríamos de pedir às igrejas que apoiem os colportores dinâmicos na aquisição e utilização de máscaras PFF2 que são as que protegem com maior eficácia. Nossos amados irmãos estão diariamente se expondo na pregação do evangelho e devem estar bem protegidos.
  • REUNIÕES: orientamos as igrejas que avaliem a possibilidade de realizarem as reuniões apenas de forma remota. Estamos em uma fase muito crítica.
    • Caso houver necessidade de manter a reunião presencial, que ocorra apenas uma vez por semana, com cuidados muito criteriosos de distanciamento, sem refeições coletivas, uso contínuo de máscara, diminuir o momento de louvor (momento com maior chance de disseminação do vírus), manter o ambiente bem ventilado.
  • EVITE AGLOMERAÇÕES: evite o ajuntamento de pessoas em qualquer lugar. Estamos no período crítico mais para a transmissão, porque deve ter muita gente que pode ser um potencial transmissor assintomático.

A seguir colocamos novamente os principais cuidados para lembrança:

  • HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS: lavagem periódica das mesmas; uso de álcool gel 70% na impossibilidade de lavar as mãos.
  • TOSSIR E ESPIRRAR: faça isso no braço e cotovelo e nunca na mão, ou use um lenço de papel.
  • NÃO TOCAR NOS OLHOS, NA BOCA E NARIZ: nunca faça isso diretamente com as mãos.
  • USAR A MÃO NÃO PREDOMINANTE: use a mão não predominante para tocar em maçanetas, botões de elevadores, objetos diversos, tomadas e etc. Lave imediatamente as mãos ou use o álcool gel 70%.
  • NÃO COMPARTILHE OBJETOS DE USO PESSOAL: não dividir os seus objetos pessoais com outras pessoas. Se por um acaso compartilhar com outros, faça a higienização imediata das mãos. Limpe regularmente o seu celular, cabos de energia, telefone fixo, computador, mouse, controle da TV, óculos, bolsa, carteira, cartão de crédito, canetas, chaves do carro e de casa e muitas outras coisas.
  • SINTOMAS: os sintomas mais comuns são: febre, dor no corpo, falta de ar e tosse seca, além disso podem estar presentes: congestão nasal, perda de olfato, perda de paladar, dor de cabeça, naúsea e diarréia. Atenção FALTA DE AR é o principal sintoma de alerta, se presente procurar atendimento médico. Não vá ao hospital, posto de saúde e pronto socorro, se não estiver realmente precisando por estes ou outros sintomas. Caso apresente os sintomas leves FAÇA QUARENTENA em casa para não ser um potencial transmissor da doença.
  • ALIMENTAÇÃO: cuide de sua alimentação. Não exagere por ficar mais tempo de casa. Faça uma alimentação balanceada.
  • EXERCÍCIO FÍSICO: exercite-se regularmente mesmo dentro de casa ou do apartamento. Não vá para a área de lazer do condomínio ou da sala fitness do prédio para se exercitar. Proteja-se e a todos os seus familiares e conhecidos.
  • MEDICAMENTOS: não use nenhum medicamento por conta própria sem orientação médica. Os cientistas estão fazendo o possível para identificar os melhores tratamentos e desenvolver vacinas. Além de não ajudar, pode trazer efeitos colaterais indesejáveis.
  • FAKE NEWS: tome muito cuidado com o que recebe nos seus grupos de relacionamento. Nem tudo o que é postado tem fonte fidedigna e confiável. Não encaminhe por encaminhar sem antes ver a veracidade dos fatos ou a importância deles. Muita coisa é desnecessária sem trazer qualquer ajuda para os irmãos. Não alimente o pânico.
  • VACINA: se chegou o seu momento de ser vacinado procure o local para receber a vacina.

Estamos à disposição de todos para ajudar e orientar no que for necessário.

Comitê Orientação em Saúde – COVID-19

05/03/2021

As propagandas exibidas neste site são baseadas nos interesses do usuário, coletadas pelos mecanismos de busca durante a navegação, por isso o conteúdo delas pode variar.