Resultados da sua busca

BooKafé Comunidade Mossoró/RN fazendo acontecer

Desde fevereiro de 2015, quando foi apresentado o BooKafé Comunidade, um formato de empreendimento voltado para projetos sociais, o desejo de praticar tal encargo foi colocado no coração dos irmãos da Igreja em Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte.

Aos poucos, os irmãos daquela cidade foram cada vez mais motivados pelo encargo de amar o próximo, principalmente as pessoas menos favorecidas socialmente. Para a igreja naquele local estava claro que se tratava de uma excelente oportunidade para se abrir às pessoas e conviver com elas, rompendo com um problema antigo: o isolamento e restrição dos irmãos aos nossos locais de reuniões com a expectativa de que as pessoas iriam até lá.

Os irmãos ali já haviam vivido a experiência de BooKafé no formato cafeteria. Foram maravilhosas experiências, das mais diversas. Pessoas que creram e foram batizadas dentro da sala de oração, invocando o nome do Senhor. Ocorreram reuniões com empresários, as quais foram poderosas para levar salvação aos ouvintes.

Infelizmente, a unidade BooKafé no formato cafeteria não se tornou autossustentável e, por falta de recursos, o estabelecimento teve de ser fechado. Naquela ocasião, todos os envolvidos ficaram tristes. Contudo, em seguida, foram encorajados a persistir no encargo evangelístico adotando o formato do BooKafé Comunidade.

Assim, o local de reuniões e cultos da igreja com estrutura física mais antiga foi adaptado e se tornou um espaço Bookafé Comunidade, com direito a reuniões de inauguração ocorridas nos cinco distritos da cidade durante o mês de agosto de 2015.

Atualmente, o Bookafé Comunidade fica aberto à população para a realização de cursos, palestras e ações sociais. As atividades ocorrem até mesmo durante os horários das reuniões da igreja. Os cursos são ministrados com duração de quatro encontros, sendo um por semana. Mais de 80% dos inscritos frequentam todas as aulas, o que representa uma assiduidade animadora.

Os cursos ministrados pelo BooKafé Comunidade em Mossoró são os seguintes:

  • Curso de Gestão Financeira – 4 aulas ao mês (uma por semana)
  • Curso de Culinária – 4 aulas ao mês (uma por semana)
  • Curso Bíblico – 8 lições ao mês (duas em um dia da semana)
  • Palestras sobre educação de filhos – uma vez ao mês

Ao final de cada aula dos cursos seculares, temos tomado em torno de 15 minutos para falar do Senhor para os alunos.

Nos cursos bíblicos, o evangelho já é pregado na condução das próprias lições. Começamos com oração, para que o Senhor abençoe e conduza. Após a lição ora-se novamente junto com as pessoas. Todas têm ouvido o evangelho e aprendido a invocar o nome do Senhor. Graças ao Senhor, cerca de quinze pessoas já reúnem e, dentre elas, duas foram batizadas.

Graças ao Senhor pelos resultados! O BooKafé Comunidade se tornou um meio eficaz de envolver os irmãos na pregação do evangelho e no cuidado com o próximo.

Outro benefício percebido é que a igreja em Mossoró tem se tornado mais voltada à população e, aos poucos, mais conhecida pelas pessoas do bairro. Em outras palavras, por meio do BooKafé Comunidade, a igreja ganhou e ganha cada vez mais a simpatia daqueles que residem por perto.

Um último elemento positivo é: o aperfeiçoamento no relacionamento humano com o lugar, onde o local de reuniões e cultos da igreja se situa.

Com relação àqueles que têm crido, o cuidado tem sido pessoal, por meio da inserção nos GFMs (Grupos Familiares de Multiplicação) para começarem a viver a vida da igreja.

Com relação aos ex-alunos dos cursos do Bookafé Comunidade, também existe um cuidado especial representado em convites para que participem como voluntários em ações sociais que são realizados durante o ano.

Além do público de baixa renda e (ou) pouca escolaridade, aqueles que são da classe A e (ou) possuem nível superior também frequentam o BooKafé Comunidade, participando inclusive como colaboradores – tal qual um professor de música que se voluntariou para dar aulas de violão no ano de 2016.

Alunos dos cursos do BooKafé Comunidade de Mossoró demonstraram melhoria tanto no aspecto humano quanto no espiritual. Leia alguns testemunhos:

Para mim foi muito importante, não só no momento em que falávamos na aula de gestão financeira mas principalmente na hora em que estávamos ouvindo a palavra do Senhor e louvando a ele. As sábias Palavras que eu ouvi aí, hoje estão fazendo  com que eu supere um grande obstáculo no qual minha vida está passando“.
(Suely, ex-aluna do Curso de Gestão Financeira).

“Pude perceber que é um lugar de muita paz, achei o pessoal com muita atenção uns com os outros, sempre preocupado perguntando se tá tudo bem, querendo ouvir a todos, passando conhecimento para seus colegas, enfim, fazendo o melhor para o próximo, e  acima de tudo levando a mensagem de nosso Pai. Gostei muito, quero participar outras vezes se Deus quiser”.
(Inácia Monte, ex-aluna do curso de  Gestão Financeira).

Gostaria de agradecer por ter participado dos cursos. Minha conta de luz baixou de 111,00 para 58,00. Graças a Deus. E no curso bíblico ganhei mais conhecimento da Palavra, a importância de conhecer o que o Senhor representa nas nossas vidas. Pra mim pronunciar Ó senhor Jesus mim trouxe uma sensação de  PAZ e TRANQUILIDADE, me senti  muito leve comigo mesma. Muito obrigado. Jesus ama muito vocês, amém”.
(Francisca, ex-aluna do curso de Gestão Financeira e do Curso Bíblico).

“O aprendizado: é muito bom se  reunir com os irmãos e sempre mediante as lutas invocar sempre o nome do Senhor, Ó Senhor Jesus!  Passo o dia invocando o nome do Senhor. Eu creio que o Senhor já está trabalhando na minha vida. Muito bom nós que somos a igreja nos reunirmos no Bookafé Comunidade. Agradeço ao Senhor Jesus que enviou vocês no momento que estou precisando mais”. 
(Cassiana, ex-aluna do Curso Bíblico).

“Bom… Aprendi muito, aprendi que devemos sempre invocar o nome do Senhor Jesus, aprendi que temos que nos consagrar sempre, que temos que estar em comunhão com o Senhor e com os nossos irmãos, aprendi a nos unir em oração, reuniões para desfrutar da palavra do Senhor… Enfim… Foi muito bom, foi uma bênção!.. Amém… Eu agradeço a Deus por ter pessoas como vocês na terra, fazendo a obra dEle com tanto carinho!”
(Jussara, ex-aluna do Curso Bíblico).

Gostei bastante, o curso me ajudou muito, principalmente porque eu não sabia direito como ler a Bíblia, ficava sempre em dúvida, e também gostei mais porque foi muito dinâmico, não foi só de explicações, aí dessa forma que foi ministrado é bem melhor, a gente aprende mais, e a equipe muito receptiva, agradeço bastante pela oportunidade!
(Sônia, ex-aluna do curso de Gestão Financeira e do Curso Bíblico).

“Uma benção, um aprendizado imenso. Cada vez mais aprendi a clamar pelo nome do senhor e a convivência com a comunidade Bookafé muitíssimo agradável, por todos muitíssimo acolhida, gostei muito. Espero as próximas oportunidades. Obrigado a todos que fazem parte do Bookafé”.
(Inácia Maria, ex-aluna do curso de  Gestão Financeira e do Curso Bíblico).

Podemos afirmar que, aos poucos, parte da igreja tem reagido bem ao sentimento que permeia o Bookafé Comunidade. Muitos irmãos despertaram para pregar o evangelho e para cuidar das pessoas através das atividades praticadas em cada distrito. Assim, participam energicamente das atividades planejadas e colhem muita felicidade disso.

No dia da aula de certo curso, por exemplo, alguns irmãos servem na recepção, outros na cantina, outros cuidam das crianças dos alunos, outros no serviço de áudio e vídeo, outros na ministração das aulas, palestras etc. O envolvimento dos irmãos nessas tarefas, além de ajudá-los a servir ao próximo, propicia um ambiente de evangelização e uma esfera alegre e acolhedora para que as pessoas se sintam atraídas pelo Senhor e pelo viver da igreja.

O desafio atualmente é perseverar e envolver o maior número de irmãos para que toda a igreja exercite o amor e a pregação do evangelho. Para tanto, conta-se com orações incessantes.

O sentimento da igreja em Mossoró nesse momento é de gratidão e de dependência. Com relação ao segundo item há uma preocupação especial. Os irmãos que estão ali consideram que somente o Senhor pode abrir uma porta rumo à saída para os problemas existentes na sociedade. Sentem que, sem o Senhor Jesus, não há muito o que fazer. Sentem também a obrigação de oferecer o que possuem e o que são para que Deus faça o milagre da multiplicação acontecer. Cabe, então, a cada um entregar-se a Deus e se colocar à disposição de se tornar um sacrifício vivo, santo e agradável.