Resultados da sua busca

BooKafé Comunidade oferece jantar de natal para moradores de rua em Barcelona – Es

BooKafé Comunidade de Barcelona obtém resultado surpreendente ao mudar a estratégia de doação de refeições aos moradores de rua.

A doação de refeições para moradores de rua é uma prática que foi adotada pelo BooKafé há algum tempo. Normalmente, alimentos eram preparados no BooKafé e os irmãos voluntários saiam pelas ruas durante a noite distribuindo as refeições. Porém, neste último Natal (24 de dezembro de 2015), adotou-se uma forma diferente.

Os irmãos queriam oferecer algo a mais. Os moradores de rua foram convidados para vir ao BooKafé Comunidade e foram recebidos com muito amor. Além de uma deliciosa refeição, foi preparado um lindo ambiente. Assim, o espaço do BooKafé Comunidade foi decorado e organizado para receber, dar carinho e alento aos moradores de rua de Barcelona.

Tudo foi cuidadosamente planejado para que todos os convidados tivessem uma experiência especial no BooKafé. Não economizaram no cardápio, que contou com entrada, prato principal e sobremesa. A entrada foi uma deliciosa sopa de macarrão com almôndegas. O prato principal foi uma receita típica da região e que costuma fazer parte do jantar de natal dos espanhóis, o “Galets com pollo”. De sobremesa foram servidos “torrones”. Em cada mesa, havia petiscos e suco para que os visitantes já pudessem começar a degustar antes mesmo do jantar.

Antes que os primeiros moradores de rua convidados chegassem, os irmãos voluntários estavam um pouco preocupados, pois não sabiam se o incomum convite seria ou não atendido. Rapidamente, essa preocupação cedeu lugar para uma grande alegria.

Várias pessoas foram chegando, antes mesmo do horário anunciado, e aos poucos o BooKafé Comunidade foi ficando cheio. O número de visitantes superou em muito as expectativas. O clima era de muita alegria e gratidão. Logo ficou nítido que esse evento era importante tanto para os voluntários e organizadores do evento, quanto para os convidados que tinham se preparado para participar deste jantar.

Os visitantes se sentiram muito à vontade e logo começaram a comer e conversar. Muitos deles já se conheciam. Enquanto faziam suas refeições, folhavam os livros que estavam próximos e alguns os liam. Três dos convidados tinham cachorros e, para não os deixar sozinhos, queriam se revezar, enquanto dois comiam, outro ficaria para o lado de fora com os cães. Sensíveis à necessidade, os irmãos voluntários organizaram uma mesa próxima à porta para que todos pudessem jantar juntos e para que seus cães pudessem estar com eles.

Neste evento, pessoas que muitas vezes não são notadas pelas demais no dia a dia, estavam, enfim, recebendo atenção e carinho. Elas estavam maravilhadas, como se estivessem sonhando. Tudo isso foi possível graças a Deus e ao tratamento permeado por dignidade e amor. Os participantes estavam felizes. Foram muito respeitosos, educados e agradecidos. Foram pontuais e portavam consigo os convites que foram distribuídos na semana anterior.

O evento contou também com a presença de algumas senhoras que periodicamente levam comida para os moradores de rua, assim como o BooKafé Comunidade. Essas distintas senhoras conhecem e tratam com muito carinho todas essas pessoas. Elas ficaram muito alegres em conhecer o projeto BooKafé Comunidade e por participar deste jantar tão especial.

Para que a noite fosse completa, voluntárias confeccionaram toucas e cachecóis com o objetivo de presentear os moradores de rua, devido ao clima frio do país.

Após o jantar, os organizadores fizeram uso da palavra para interagir com todos. Ao perguntar se eles tinham gostado da comida, a resposta unanime foi um grande: Sim! Mauricio, um dos organizadores, pediu então que houvesse uma salva de palmas para os voluntários que fizeram a comida. Aproveitou-se o momento para agradecer a todos pela presença e expressar o quanto os organizadores e voluntários estavam alegres pela presença dos visitantes e perguntando o que eles achavam de repetir o jantar todas as terças no BooKafé Comunidade. Houve muita festa e aplausos.

As surpresas não acabaram por aí, Mauricio anunciou que eles tinham preparado presentes para cada um deles. A alegria dos convidados aumentou ainda mais, foram aplausos e mais aplausos. Cada convidado recebeu um livro, uma touca e um cachecol.

A maior festa foi quando Mauricio falou que queria orar por eles. Fez-se, então, uma oração por todos os moradores de rua. Eles escutavam atentos e em silencio. Ao termino da oração, ocorreu mais uma salva de aplausos. No final, todos abriram seus presentes e ficaram muito felizes. Ao se despedirem, agradeciam pela oração e diziam: “Que Deus os abençoe!”.

Um dos visitantes, ao sair, disse: não sei quanto custam os livros, mas gostaria muito de ler um que comecei e não terminei. Fernando lhe perguntou qual livro, ele respondeu: “A oração de Ana”. Sem hesitar, Fernando o presenteou com o livro, o senhor pulou de alegria. Esse mesmo senhor demonstrou interesse em participar das reuniões para aprender mais da Bíblia e ao sair do BooKafé se ajoelhou e pareceu orar.

Graças a Deus!

Quando vemos esse tipo de iniciativa não demora para percebermos que o resultado instantâneo é alegria. Todos ficam alegres, os voluntários, os convidados e o nosso Senhor Jesus Cristo. Que esse testemunho sirva para encorajar os irmãos de todo Brasil a promover eventos sociais para todas as classes, a fim de ganhar pessoas para Deus! Jesus é o Senhor! Amém.