Resultados da sua busca

BooKafé Waterbury recebe visita de um jornalista do Republican-American, um jornal local da cidade

WATERBURY – As pessoas que tem passado pelo pequeno café na East Main Street dezenas de vezes nunca imaginaram que os missionários tem pensado nelas todo o tempo.

Bookafé pode parecer para alguns um pouco fora de lugar em um bloco comercial que inclui lojas vazias e um fiador. Mas seu modelo de negócio está sendo como um farol de esperança.

A loja é um projeto missionário cristão que tem suas raízes no Peru, e baseia-se na ideia de que sentar-se junto com uma xícara de café quente é uma ótima maneira de incentivar a discussão religiosa.

Nos últimos dois anos, a organização enviou missionários para Waterbury para fazer proselitismo, providenciar estudos bíblicos e grupos de oração nas casas das pessoas, e abordar as pessoas na rua para discutir a sua fé.

“As pessoas estão carentes de amor”, disse Fabiana Dutra sobre os moradores de Waterbury que ela conheceu desde que foi enviada para cá há três meses de sua terra natal, o Brasil. “Parece que eles precisam de alguém para ouvir seus problemas e ajudá-los, de um jeito ou de outro espiritualmente.”
A livraria e cafeteria de Waterbury cresceu a partir de uma pequena chama de inspiração de um homem chinês enquanto participava de uma conferência religiosa no Peru há oito anos.

De acordo com o site da organização, Dong Yun Lan percebeu que as pessoas na cafeteria “pareciam confortáveis, felizes e tinham boas conversas.” Ele percebeu que um café seria uma excelente maneira de alcançar as pessoas para apresentar o evangelho a elas.

Ele começou o primeiro Bookafé no Brasil em 2009. Existem hoje mais de 500 unidades em todo o mundo.

Waterbury é a única unidade do estado (de Connecticut).

“Toda cidade ou estado que vamos é o Senhor que nos leva a abrir, dependendo da necessidade das pessoas”, disse Ligia Romero, que é voluntária na loja de Waterbury juntamente com Dutra.

Ela também se referiu a Daniel Silva, um irmão brasileiro que veio a Connecticut há alguns anos com um visto de trabalho e é empregado pela Sikorsky Aircraft em Stratford. Silva é um pastor que realiza cultos no Bookafé. Ele estava trabalhando terça-feira e não pôde ser encontrado para comentar.

O Ministério Vida Para Todos, que conduz o Bookafé, tem uma grande presença no Brasil, disse Romero. O projeto rotineiramente envia missionários voluntários (geralmente jovens que acabaram de concluir o ensino médio) para o seu centro de treinamento na Flórida, em seguida, para um dos 10 locais dos EUA da organização.

A maioria dos voluntários servem por alguns meses ou anos. Algumas pessoas, ela disse, dedicam suas vidas a ser um missionário do Projeto Vida Para Todos.

Outro foco da organização é arrecadar dinheiro para sustentá-la, porém as vendas no Bookafé não parece prover o suficiente. Na verdade, Romero disse que outros locais onde ela foi voluntária foi necessário realizar outros eventos, como também vendas de bolos para pagar o aluguel.

A loja de Waterbury recentemente promoveu um evento “Noite de Sopas” para arrecadar dinheiro. A organização-sede também presta apoio financeiro, disse ela.

Romero e Dutra disseram que elas gastam a maior parte do tempo do seu dia evangelizando, bem como fazendo ligações e mensagens de texto para apascentar as pessoas.

Elas e Silva organizaram uma conferência no ano passado, e planejaram uma noite de filme (movie night) para próxima semana para reunir as pessoas que já alcançaram através de seu trabalho.

“Todo o foco é apenas ganhar pessoas para Cristo”, disse Romero. “Esse é o nosso objetivo.”

Embora todo o esforço é baseado em trabalho voluntário, Romero disse, ambas destacaram que a recompensa é espiritual.

“Para mim, uma das formas que o Senhor realmente me tocou e me iluminou é apenas a necessidade que as pessoas têm, a necessidade de alguém apenas dizer-lhes o quão importante eles são para Cristo”, disse Romero. “É apenas pastorear as pessoas e amar as pessoas. Isso realmente me ajudou a buscar o Senhor mais, para consagrar minha vida mais para o bem das pessoas.”
Dutra disse que ela encontra satisfação na pregação.
“As pessoas precisam saber que elas foram escolhidas”, disse ela. “Estamos aqui para dizer isso a elas.”

Jay Tomlinson e sua esposa, Katie, mudaram-se recentemente para Waterbury e foram à procura de uma igreja para se juntar, quando andavam próximos ao Bookafé e decidiram entrar.

“Eles foram muito acolhedores, eles foram realmente maravilhosos conosco”, disse ele, acrescentando que ele e sua esposa participam de cultos no local. “Você percebe como eles realmente se preocupam com você, porque eles mandam mensagens e te ligam para se certificar de que está tudo bem, sempre querem orar por você.“

Bookafé está em 177 East Main St., e pode ser encontrado em 203-810-0783 ou bookafewaterbury@gmail.com. Aberto nos dias úteis e sábados das 12:30 às 4:30 da tarde. As reuniões são terça-feira às 19:30 e domingo às 10:30.