Resultados da sua busca

BUSCAR O MUNDO QUE HÁ DE VIR

O mundo que há de vir é real

Hebreus 2:5-7, diz: “Pois não foi a anjos que sujeitou o mundo que há de vir, sobre o qual estamos falando; antes, alguém, em certo lugar, deu pleno testemunho, dizendo:

Que é o homem, que dele te lembres? Ou o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste [e o constituíste sobre as obras de tuas mãos]. Todas as cousas sujeitaste debaixo dos seus pés”. Essa é uma profecia bíblica que possui dois aspectos.  O primeiro é que após esta era, haverá uma próxima, a qual o autor de Hebreus chama de o mundo que há de vir. Se lermos o Novo Testamento, perceberemos que esse mundo que há de vir se refere ao reino de Deus que será estabelecido na terra. O segundo aspecto da profecia de Hebreus é que o mundo que há de vir não será governado por anjos, mas pelo Senhor Jesus e Seus vencedores. Em Apocalipse 11:15 e 18, lemos: “O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos […] chegou, porém […] o tempo determinado para julgar os mortos, para se dar o galardão aos teus servos”. Em 5: 9-10 diz: “Porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra. (conf. Apocalipse 2:26; 3:21; 20:6; 22:5).

Nem olhos viram

Em 1 Coríntios 2:9, diz: “Mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam”. Sabemos que Deus tem preparado Seu reino para os que o amam, o galardão de reinar com Ele durante mil anos. Os olhos humanos não conseguem ver isso. Sem dúvida, o prêmio dos vencedores será algo maravilhoso.

O livro de Mateus, por exemplo, diz que o servo fiel e prudente herdará todos os bens do Senhor. Imagine, caro leitor, você herdando todos os bens do Senhor! Isso é algo grandioso (Mateus 24:45-47). No livro de Hebreus, esse prêmio também é caracterizado como o tão esperado descanso que todos anelamos (Hebreus 4:9). Em toda a Bíblia, temos diversas figuras que tentam representar como será o mundo que há de vir. Podemos afirmar que é algo que foge à compreensão humana.

O mundo presente é passageiro

Hoje vivemos num mundo onde tudo é muito colorido. Esse mundo presente, trabalha a todo tempo para distrair nossa atenção espiritual para aquilo que não é prioridade. Nele há muitos segmentos diferentes para alcançar todo tipo de pessoa. Temos a indústria, o comércio, a moda, a música, a economia e tantas outras coisas que existem para nos enraizar ainda mais neste mundo, impedindo-nos de prosseguir para reinar no mundo que há de vir. Não importa o quanto as coisas do mundo pareçam boas e agradáveis; Deus considera este mundo perverso. Gálatas 1:4, fala que o Senhor Jesus veio também para nos desarraigar deste mundo perverso.

Somos muito visuais

Nossa grande dificuldade é que somos muito atraídos por aquilo que vemos. As muitas luzes e cores deste mundo ainda conseguem nos seduzir e ganhar nossa atenção. Precisamos aplicar em nosso viver uma palavra do apóstolo Paulo: “Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas” (2 Coríntios 4:9). Esse versículo diz que aquilo que vemos é temporal, ou seja, passageiro. Essa palavra completa outra dita pelo apóstolo João: “Não ameis o mundo nem as cousas que há no mundo […] Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência” (1 João 2:15, 17). Veja, caro leitor, a preocupação dos apóstolos em nos ajudar a perceber quão perigoso é olhar para o mundo e as coisas que nele estão. Devemos tomar cuidado para não sermos iludidos e acabar amando algo que é passageiro.

A fé produz certeza e convicção

Para não sermos iludidos com as coisas do mundo presente, precisamos de mais fé. Veja qual é a concepção de fé: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam a convicção de fatos que se não veem” (Hebreus 11:1). Isso significa que se queremos ver aquilo que não vemos, precisamos de fé. Ela produzirá certeza e convicção de que o que esperamos é real. Não temos como mostrar como será o mundo que há de vir, mas podemos encorajá-lo a exercitar sua fé. Com esse exercício, teremos, a cada dia, a certeza de que o mundo que há de vir é real e nos esforçaremos por alcançá-lo.

Não perca o foco

Mas como ganhar fé? Em Romanos 10:17, diz que a fé vem pelo ouvir a Palavra de Cristo. Isso significa que à medida que temos contato com a Palavra de Deus, algo ocorre em nosso interior: fé é acrescentada. Quando isso acontece, certeza e convicção são plantadas em nosso interior.

Foi essa certeza e convicção que fizeram com que muitos servos de Deus no passado não ficassem presos ao mundo perverso, mas avançassem rumo à pátria superior, celestial (Hebreus 11:16). O capítulo 11 do livro de Hebreus apresenta uma lista de homens e mulheres que viveram por fé, e não pelo que seus olhos conseguiam ver. Eles contemplavam o galardão, o prêmio, de maneira que nada neste mundo presente os atraía ou distraía. Sigamos o exemplo deles, busquemos viver por fé e, por certo, caminharemos dia a dia em direção ao prêmio de reinar com o Senhor.

Assine já o Jornal Árvore da Vida. Para assinar Clique Aqui