Resultados da sua busca

Cativos de Cristo – Jornal Árvore da Vida

Em Segunda Coríntios 2:14, Paulo diz: “Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo”. W. J. Conybeare, em sua tradução desse livro, fala-nos que a palavra grega traduzida por “conduz em triunfo” era uma expressão especial, usada na antiguidade para descrever uma procissão triunfal. Antigamente, quando um general do Império Romano vencia uma batalha, geralmente muitos adversários eram capturados. Então, no Capitólio, ocorria a celebração da vitória, em que os cativos desfilavam perante as multidões.

O apóstolo Paulo adotou essa expressão para mostrar que Cristo é o General que obteve a vitória. Paulo se sentia como um cativo desfilando numa procissão triunfal de Cristo, na celebração de Sua vitória. Se desejamos viver no espírito, primeiro devemos ser capturados por Cristo. Ele tem de nos conquistar, subjugar e capturar. Mas, falando sinceramente, na sua vida, quem é o cativo, Cristo ou você? Quem está celebrando a vitória? Quem foi derrotado, você ou Cristo? Muitos de nós têm de admitir que, quase todo o tempo, Cristo tem sido derrotado e capturado por nós, tornando-se nosso cativo no desfile da celebração da nossa vitória. Dia após dia, existem muitas lutas, não entre nós e o mundo, mas entre nós e o Senhor. Momento após momento, existem muitas batalhas, não entre nós e os pecados, mas entre nós e o Senhor. A razão de muitos cristãos ainda se verem derrotados pelo mundo é que Cristo foi derrotado por eles. A Segunda Epístola aos Coríntios não é uma carta-doutrina, mas a autobiografia de uma pessoa que se considerava um cativo no desfile triunfal onde Deus celebra a vitória de Cristo sobre Seus inimigos. Paulo disse que Deus “sempre nos conduz em triunfo.”

Alguns pensam que Paulo se referia ao seu próprio triunfo. Na verdade, Deus quer nos conduzir como cativos no triunfo de Cristo. Basta que algumas pessoas estejam desejosas de ser cativas de Cristo em Sua procissão triunfal, para que todos os povos sejam grandemente afetados. No universo e na terra, Deus está celebrando o triunfo de Seu Filho, Jesus Cristo. Você quer ser somente um pequeno cativo nessa celebração? Diga, agora, para si mesmo e para o Senhor, que você deseja ser um cativo de Cristo. Se fizer isso, aonde quer que vá, algo irá ocorrer. Uma pessoa após outra será capturada. E formaremos uma procissão triunfante, exibindo a vitória do nosso Conquistador.

Assine já o Jornal Árvore da Vida. Para assinar Clique Aqui