Resultados da sua busca

Como resolver nossos problemas – Jornal Árvore da Vida

Deixar Deus cuidar de nossas vidas

Jovens, o que aconteceu quando descobrimos que o Senhor morreu na cruz por nós? Que aconteceu quando cremos em Sua obra redentora? Imediatamente desistimos de tentar fazer o bem, pois percebemos que nosso esforço próprio não seria suficiente para salvar-nos. Afinal, é pela fé que fomos salvos no momento em que cremos no Senhor Jesus. Depois da experiência de salvação, fomos instruídos pela Palavra de Deus que devemos confiar nossa vida a Ele e deixar que nosso Senhor cuide de nossos problemas.

No entanto por vezes nos encontra- mos em determinadas circunstancias, nas quais ainda tentamos resolver nossos problemas sozinhos. Isso é lamentável. Afinal, temos um Deus que é poderoso para nos salvar, nos restaurar, nos levantar do pó, nos encorajar. Todavia ainda tentamos fazer as coisas de acordo com nossa conveniência. Tenhamos a seguinte clareza: quanto mais resoluções tomarmos independentes de Deus, mais fracassaremos.

Em Romanos 7, podemos receber um pouco de luz sobre essa questão. O versículo 18 diz assim: “Pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo”. Essa porção da Palavra de Deus nos revela um princípio. Devemos abrir mão de todo es- forço de tomar o controle das situações e entregar a direção das circunstâncias a quem as criou. Quando desistirmos de querer fazer as coisas, Deus, então, agirá.

A estratégia do inimigo

Durante nosso dia-a-dia, por vezes nos deparamos com situações aparente- mente insolúveis. No entanto precisa- mos sempre lembrar que nunca existirá um problema maior do que Cristo. Além do mais, precisamos conhecer a astúcia de Satanás. Ele sempre utilizará de meios para nos distrair e, por conseguinte, nos afastar da presença de Deus. Quase sem- pre, a maneira que ele usa para distrair- nos da presença de Deus é chamar nossa atenção para nossos próprios problemas, de forma a nos mostrar que eles não têm solução. Contudo, quanto mais nos voltarmos aos problemas, maior eles parecerão.

Vamos, então, abordar dois princípios espirituais que vão ajudar-nos a resolver os nossos problemas.

Não estamos sozinhos

Em Números 2:1-2, podemos ver o primeiro princípio: “Disse o Senhor a Moisés e a Arão: Os Filhos de Israel se acamparão junto ao seu estandarte, segundo as insígnias da casa de seus pais; ao redor, de frente para a tenda da congregação, se acamparão”. Os israelitas, mesmo cercados de inimigos por todos lados, ainda se acampavam de frente para a tenda da congregação e de cos- tas para o inimigo. Não estamos dizendo que temos de deixar de lado nossos problemas, mas precisamos, sim, voltar-nos primeiramente ao Senhor. Jovem, não dê às suas dificuldades mais tempo do que elas merecem. Volte-se ao Senhor e tenha a ousadia de apresentar seus problemas a Ele, a fim de que Ele os resolva (Mateus 8:16-17; 11:28-30).

Em situações difíceis, sempre somos tentados a resolver nossos problemas sozinhos. Satanás tenta convencer-nos de que ninguém vai poder nos ajudar. Não caia na cilada do inimigo, isso é uma artimanha dele para nos enganar. Cuidado! Precisamos dar- nos conta de que, uma vez que recebemos a vida de Deus, não somente fomos salvos, mas deixamos de ser meros seres humanos e passamos a fazer parte do corpo de Cristo, bem como da família de Deus (1 Coríntios 12:27; Efésios 2:19). Portanto todas as vezes em que Satanás nos vem atacar, ele na verdade está atacando o corpo de Cristo.

Temos a ajuda que precisamos nos membros do corpo de Cristo

O segundo princípio, que também pode ajudar-nos bastante, se encontra em Êxodo 17: 8-13, que diz: “Então veio Ama- leque, e pelejou contra e Israel em Refidim. Pelo que disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; e amanhã eu es- tarei sobre o cume do outeiro, tendo na mão a vara de Deus. Fez, pois, Josué como Moisés lhe dissera, e pelejou contra Amaleque; e Moisés, Arão, e Hur subiram ao cume do outeiro. E acontecia que quando Moisés levantava a mão, prevalecia Israel; mas quando ele abaixava a mão, prevalecia Amaleque. As mãos de Moisés, porém, ficaram cansadas; por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, e ele sentou-se nela; Arão e Hur sustentavam-lhe as mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até o pôr do sol. Assim Josué prostrou a Amaleque e a seu povo, ao fio da espada”.

O que podemos aprender da narração deste episódio é que, além de não ficarmos sozinhos, devemos também buscar a ajuda dos membros do corpo de Cristo para a solução de nossos problemas. Quando Josué foi guerrear contra Amaleque, ele certamente contou com a ajuda de Moisés, Arão e Hur. Precisamos aprender a compartilhar nossas dificuldades com os irmãos da igreja, a fim de que eles nos ajudem por meio de súplicas e orações. Isso é depender e confiar no Senhor. Fazendo assim, sem dúvida lograremos êxito em nossas batalhas diárias.

Nós da equipe do JAV esperamos, sinceramente, que nossos queridos jovens estejam claros de que, de fato, sozinho é impossível.

Assine já o Jornal Árvore da Vida. Para assinar Clique Aqui