Resultados da sua busca

Como ser útil ao Senhor – Jornal Árvore da Vida

A palavra grega “skeuos”, na Bíblia, é traduzida para instrumento, vaso e utensílio. O Senhor Jesus disse a Ananias que Saulo seria um instrumento útil para levar o Seu nome às pessoas (Atos 9:15). Paulo nos fala em Romanos 9:23-24, que somos vasos de misericórdia e em segunda Timóteo 2:20 nos diz: “Ora, numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro”. Essa grande casa se refere à igreja que é o lugar onde os vasos do Senhor estão.

Quatro tipos de vasos são mencionados nesse texto. O primeiro é o de ouro – esse tipo de vaso pode representar os cristãos que estão cheios da vida e natureza divinas. O segundo, o de prata, representa os cristãos que foram redimidos e salvos pelo Senhor, mas não desenvolveram sua salvação (Filipenses 2:12). O terceiro é o de madeira que na Bíblia tipifica a humanidade. Esse tipo de cristão é aquele que se preocupa demasiadamente com as questões referentes à vida humana, tais como: ter uma boa formação cultural, progredir no trabalho, ter um bom casamento, possuir bens, etc. O quarto tipo de vaso é o de barro. O barro na Bíblia diz respeito às coisas terrenas, pecaminosas e em certo sentido, alimenta a serpente (Gênesis 3:14c).

Olhando para estes quatro tipos de vasos, percebemos que nem todos são para honra, santificados e úteis ao seu possuidor. A partir do versículo 21, Paulo apresenta um caminho de três etapas para que os demais vasos também possam ser usados pelo Senhor, estando preparados para toda boa obra.

Purificar-se destes erros – Para tanto, é necessário que diante da luz do Senhor nos examinemos (2 Coríntios 13:5) a fim de que vejamos o que precisa ser confessado. O sangue precioso de Cristo nos purifica(1 João 1:7). O Senhor é fiel e justo para nos perdoar e purificar-nos de toda injustiça (v. 9).

Fugir das paixões da mocidade – Depois de passar pelo primeiro estágio, o cristão precisa tomar uma atitude, a fim de que todos vejam, ele precisa fugir, mudar de posição e de comportamento. Além do mais, se um cristão não se separar das impurezas que tem, se não passar pela purificação, ele poderá morrer espiritualmente nelas (Levítico 15:31).

Repelir as questões insensatas – Toda vez que tomamos a atitude de fugir das paixões da mocidade, aquilo que nos cercava virá nos perseguir. Foi assim que aconteceu com os filhos de Israel quando saíram do Egito. Faraó os perseguiu com seus cavaleiros e carros. A exemplo dos filhos de Israel, devemos resistir às investidas do inimigo para que não caiamos nos erros que outrora praticávamos e dos quais já nos purificamos. À medida que resistimos, o inimigo foge (Tiago 4:7). Repelir é resistir.

Finalmente, no versículo 24, lemos: “Ora, é necessário”. Para ser útil ao Senhor o cristão precisa passar por estes três estágios: purificar- se, fugir e repelir. Quem não atenta para estes itens e os observa , como lemos no versículo 26, fica preso nos “laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele, para cumprirem a sua vontade”. Perceba, caro leitor, que sem a prática desses princípios espirituais não seremos úteis ao Senhor, pelo contrário, seremos usados pelo diabo para cumprir sua vontade. Esperamos que ainda hoje você se torne ainda mais útil ao Seu possuidor. Amém.

Assine já o Jornal Árvore da Vida. Para assinar Clique Aqui