Resultados da sua busca

COVID-19 – BOLETIM Nº 12 – ORIENTAÇÕES

Boletim Nº 12

Orientações – Covid-19

 

ORIENTAÇÃO PARA OS IRMÃOS COOPERADORES, RESPONSÁVEIS E DEMAIS IRMÃOS SOBRE A RETOMADA DAS REUNIÕES PRESENCIAIS

 

Agradecemos ao Senhor Jesus, nosso Supremo Pastor e Sumo Sacerdote, que em meio a tantas lutas, está nos apascentando e suprindo com palavras que enchem nosso coração de esperança e de certeza do Seu breve retornar. Louvado seja o Senhor Jesus!

Por meio deste boletim desejamos transmitir alguns princípios e orientações para as igrejas. Este Comitê tem tratado sobre o retorno às reuniões e mantido constante comunhão com os irmãos Pedro e Ezra e, mesmo vivendo um período de grandes indefinições, preparamos um protocolo para o retorno à reunião presencial.


PRINCÍPIOS

 

Primeiramente, gostaríamos de ressaltar os princípios que recebemos:

  1. Não há a mínima possibilidade da normalização total das reuniões presenciais antes da vacina e da comprovação da eficiência da mesma.
  2. Lembrando sempre que as reuniões, caso sejam liberadas, serão de pequeno número, com objetivo específico, seja para cuidar daqueles que não conseguem participar das atividades pela Internet, seja para atender aqueles que precisam de alguma ajuda específica. Essas reuniões serão em regime de exceção e não como regra geral.
  3. Recomendamos que, se possível, continuemos ainda em isolamento, pois não desejamos ter qualquer baixa entre nós por descuido, pois o Senhor investiu muito em cada um de nós nesses anos, todos são muito importantes na luta pelo Reino, pois a vinda do Senhor é iminente.
  4. No caso de reuniões presenciais em regime de exceção, observar rigorosamente todo o protocolo que será descrito nesse documento.
  5. Por fim, observamos que, depois de tanto tempo de isolamento, a tendência é de relaxamento. Embora todos tenhamos a necessidade de socialização, mas vamos aguentar mais um pouco.
  6. Deve-se obedecer ao seguinte critério, criar em cada região de obra um comitê formado pelos profissionais de saúde – Comitê Regional de Saúde, o qual avaliará em conjunto com o comitê central de orientação em saúde para definir a possibilidade da volta de algumas reuniões.


PROTOCOLO

 

Esse protocolo será apresentado e validado juntamente com o COMITÊ REGIONAL DE SAÚDE que fornecerá o apoio técnico aos cooperadores e irmãos responsáveis de cada região para definir o momento mais adequado para reiniciar as reuniões presenciais. Importante: este retorno só deve acontecer nas regiões em que o número de casos novos confirmados e o de perdas de vidas estejam diminuindo abaixo do platô máximo dessas curvas. Isso corresponde às regiões em zonas amarela, verde e azul.

Por ser esta a primeira reunião após um longo tempo e de estarmos ainda em uma situação que não é absolutamente normal, consideramos a necessidade de todos se manterem focados e não afrouxar em nada nas orientações. Por isso pedimos que todos tenham paciência e sigam as recomendações.

Apresentamos este PROTOCOLO de orientação a todos os irmãos cooperadores, irmãos responsáveis e aos demais irmãos porque não queremos que nenhum irmão se exponha a qualquer risco.

 

DE MANEIRA GERAL E MUITO IMPORTANTE, ESTE PROTOCOLO DEFINE QUE:

  1. O irmão com sintomas de febre, tosse, espirros constantes, falta de ar, dor de cabeça, dor de garganta, perda do olfato ou do paladar, ou contato com alguém suspeito de Coronavírus, NÃO DEVERÁ IR À REUNIÃO OU PERMANECER NO LOCAL DE REUNIÕES.
  2. Deve-se medir a temperatura com termômetro digital de todos os irmãos que chegarem para a reunião na entrada do local de reuniões. Se alguém apresentar temperatura maior do que 37oC, NÃO DEVERÁ PERMANECER NA REUNIÃO.
  3. Deve ser mantida uma distância mínima de 2 metros entre os participantes. As cadeiras que não poderão ser usadas, deverão estar marcadas. As cadeiras não devem ser tiradas nem movimentadas do seu lugar.
  4. TODOS DEVERÃO MANTER O USO DE MÁSCARA DURANTE TODA A REUNIÃO.
  5. Todos deverão fazer higienização das mãos com álcool em gel 70% na recepção da entrada do local de reuniões e em todas as dependências do local.
  6. Todos deverão fazer a higienização dos sapatos em tapete com hipoclorito na entrada do local de reuniões.
  7. Não cumprimentar, abraçar ou beijar os irmãos, e não compartilhar objetos pessoais na reunião (Bíblias, hinários, AD etc).
  8. Os irmãos pertencentes ao grupo de risco não devem participar das reuniões neste primeiro momento. Entende-se por grupo de risco pessoas acima de 60 anos e outras com doenças prévias – hipertensão arterial, diabetes, imunossuprimidos, cirurgia recente, gravidez, doenças respiratórias, etc.
  1. Os bebedouros para uso comum devem estar desativados para não haver risco de contágio. Pedimos que cada um possa levar a sua própria água de casa.
  2. Não deverá haver a princípio o serviço de crianças, que será retomado gradativamente.
  3. Devemos retornar apenas uma reunião por semana para compreender como será essa nova fase. A reunião deverá ser mais curta com uma duração de até 90 minutos. Gradativamente as demais reuniões poderão ser retomadas com toda a segurança e acompanhando as orientações das autoridades na sua região. Amados, entendemos que as reuniões não devem conflitar com as mensagens que estão sendo transmitidas aos sábados a noite e domingos pela manhã, bem como às quartas-feiras.
  4. A reunião do partir o pão poderá será transmitida e todos os que não forem à reunião poderão acompanhar e partir o pão em sua casa, com a sua família.

 

Não é hora de relaxar, mas sim, de continuar a se cuidar, de cuidar dos familiares, das outras pessoas e dos irmãos. O Senhor nos guarde a todos. Vamos seguir as orientações e muita oração por toda a igreja.

Que o Senhor nos guarde a todos e nos dê graça para perseverarmos. Graças a Deus que, apesar da pandemia, vivemos em um excelente momento, temos sido bem supridos pela palavra profética e estamos alcançando muitas pessoas. O Senhor abençoe a Sua igreja em Sião.

 

 

Comitê Orientação em Saúde