Resultados da sua busca

COVID-19 – BOLETIM Nº 8 – ORIENTAÇÕES

22/04/2020


Boletim Nº 08
Orientações – Covid-19

Amados irmãos

Estamos com mais de 30 dias de afastamento social em cumprimento ao decreto dos nossos governantes e sob a orientação do Ministério da Saúde e Secretarias de Saúde de Estados e Municípios, para o enfrentamento ao Coronavírus.

Graças ao Senhor temos sido supridos fisicamente, psicologicamente e, principalmente, espiritualmente. Nossos irmãos à nossa frente estão nos alimentando com uma palavra sólida, que é de fundamento e profética, para o nosso sustento e crescimento de vida.

Nesses dias passamos muito tempo sendo alvo de mensagens e notícias que tendem a nos distrair do que é fundamental para a nossa vida. Essas notícias vêm pela televisão, por vídeos ou mensagens pelas redes sociais pela facilidade que tem de nos alcançar, sendo que muitas delas são notícias falsas.

As notícias e as mensagens que nos chegam, além de nos tornar atribulados e inseguros quanto à pandemia, também estão trazendo muitos comentários políticos, que não dizem nada a nosso respeito. Não vamos nos envolver nesta questão.

Todos somos cidadãos brasileiros e, quanto a nós na vida da Igreja, basta seguir as orientações que nos estão sendo passadas pelas autoridades e pelos nossos irmãos de frente.

Enquanto essa situação de afastamento social perdurar devemos dar o exemplo para a sociedade. Ainda estaremos separados fisicamente das reuniões presenciais. Não vamos ultrapassar os limites necessários para impedir a progressão da doença entre nós.

Então vamos nos cuidar tanto para não ficarmos doentes, como cuidar de nossa vida espiritual. Vamos aproveitar o tempo para buscar o Senhor, orar mais, buscar a palavra, ler mais a Bíblia, ler livros espirituais, aplicar o coração naquilo que satisfaz e não naquilo que não produz peso espiritual.

Não é útil ficar somente considerando as notícias que vêm de todos os lados. Elas vêm do mundo inteiro. E o que estamos vendo é trágico. Muitas mortes e a economia implodindo. Não vos assusteis!

As notícias que devemos ouvir e que devemos nos conectar são as que vêm do alto, do trono de Deus para nós, da palavra fundamental e da palavra profética, que nos dão direção. 

Vamos aproveitar o tempo para participar das mensagens e reuniões feitas pelos aplicativos de conversas e pelo YouTube,  tem sido totalmente supridos. Obrigado Senhor pela palavra disponível para nós.

As orientações sobre a pandemia continuam as mesmas, principalmente nas grandes cidades porque há uma densidade populacional muito intensa e uma falta de obediência às recomendações de afastamento social.

  1. EVITE AGLOMERAÇÕES

Evite o ajuntamento de pessoas em qualquer lugar. Não se aproxime das pessoas a menos de 2 metros de distância e não cumprimente, beije e abrace ninguém.

  1. USO DE MÁSCARA AO SAIR DE CASA PARA IR A QUALQUER LUGAR

É fundamental o uso de máscara para não transmitir e também não ser contaminado por alguém ao seu lado. As máscaras podem ser mesmo as feitas em casa de pano. Não precisa ser máscara cirúrgica ou de outra qualidade. LEMBRE-SE: O INIMIGO É INVISÍVEL.

  1. HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS

Lavagem exaustiva e periódica das mãos com água e sabão ou uso de álcool gel 70% na impossibilidade de lavar as mãos.

  1. TOSSIR E ESPIRRAR

Ao tossir ou espirrar faça isso no braço e cotovelo e nunca na mão. Ou então use um lenço de papel descartável.

  1. NUNCA TOCAR NOS OLHOS, NA BOCA E NARIZ

Não toque diretamente com as mãos nos olhos, na boca ou nariz.

  1. USAR A MÃO NÃO PREDOMINANTE

Use a mão não predominante para tocar em maçanetas, botões de elevadores, objetos diversos, tomadas, etc. Lave imediatamente as mãos ou use o álcool gel 70%.

  1. NÃO COMPARTILHE OBJETOS DE USO PESSOAL

Não dividir os seus objetos pessoais com outras pessoas. Se por um acaso compartilhar com outros, faça a higienização imediata das mãos. Limpe regularmente o seu celular, cabos de energia, telefone fixo, computador, mouse, controle da TV, óculos, bolsa, carteira, cartão de crédito, canetas, chaves do carro e de casa e muitas outras coisas.

  1. #FIQUE EM CASA – AFASTAMENTO SOCIAL

É O MAIS IMPORTANTE MEIO DE SE PROTEGER DO CORONAVÍRUS E EVITAR A PROGRESSÃO DA DOENÇA PARA VOCÊ, SUA FAMÍLIA, OS IRMÃOS E OUTRAS PESSOAS.

  1. SINTOMAS

Os sintomas mais comuns são os de uma gripe, com dor de cabeça, tosse seca, congestão nasal, febre, mas que podem cursar com exacerbação dos sintomas e, principalmente, FALTA DE AR. Este é o principal sintoma de alerta e preocupante para procurar atendimento médico. Não vá ao hospital, posto de saúde e pronto socorro, se não estiver realmente precisando por estes ou outros sintomas. Caso apresente os sintomas leves FAÇA QUARENTENA em casa para não ser um potencial transmissor da doença, ou se expor a ela.

  1. REUNIÕES

Não podemos deixar de ser alimentados espiritualmente. Vamos seguir as orientações de nossos amados irmãos Pedro e Ezra e fazer as nossas reuniões através das plataformas de conversas e conferências disponíveis nos diversos aplicativos.

  1. ALIMENTAÇÃO

Cuide de sua alimentação. Não exagere por ficar mais tempo de casa. Faça uma alimentação balanceada.

  1. EXERCÍCIO FÍSICO

Exercite-se regularmente mesmo dentro de casa ou do apartamento. Não vá para a área de lazer do condomínio ou da sala fitness do prédio para se exercitar. Proteja-se e a todos os seus familiares e conhecidos.

  1. MEDICAMENTOS

Não use nenhum medicamento por conta própria sem orientação médica. Os cientistas estão fazendo o possível para identificar os melhores tratamentos e desenvolver vacinas. Além de não ajudar, pode trazer efeitos colaterais indesejáveis.

  1. VACINA CONTRA A GRIPE INFLUENZA

Todos devem ser vacinados. Procure as unidades de saúde próximas a você para ser vacinado contra a gripe. Essa vacina não é contra o Coronavírus, mas é importante para se proteger de outros quadros respiratórios.

Pedimos aos irmãos que continuem usando os boletins como referência, diariamente o comitê se atualiza com as orientações sobre o COVID-19, e também sobre as mudanças de condutas sociais.

Estamos à disposição de todos para ajudar e orientar no que for necessário.

Comitê Orientação em Saúde

LINK PARA DOWNLOAD DO PDF
– BOLETIM Nº 8

As propagandas exibidas neste site são baseadas nos interesses do usuário, coletadas pelos mecanismos de busca durante a navegação, por isso o conteúdo delas pode variar.