Resultados da sua busca

Disponibilizamos o material do aperfeiçoamento dos colportores

Disponibilizamos o material usado no aperfeiçoamento dos Colportores aplicado em diversas regiões do Brasil.

Para fazer o download dos arquivos acesse o link no final desta página.

A VISÃO DA COLPORTAGEM

 Lição 01

Suprir vida por meio da literatura

Leitura Bíblica: Mt 24:45-47

  1. O homem foi criado para governar o mundo que há de vir – Hb 2:5-8:
    1. Quando criou o universo, Deus o fez belo e harmonioso e incumbiu o arcanjo Lúcifer de governá-lo. Deus deu a ele capacidade e dons, além de múltiplas habilidades – Jó 38:3-7; Ez 28:12-14:
  2. Entretanto ele se orgulhou por considerar que era sua própria capacidade que o fazia sobressair-se – Ez 28:15-17.
  3. O orgulho de Lúcifer fez com que ele ambicionasse subir cada vez mais de posição, até desejar ser igual a Deus – Is 14:12-14.
  4. Como conseqüência disso, Deus o lançou por terra, juntamente com os anjos que o seguiram em sua rebelião – Is 14:15; Ap 12:4,7,9.
  5. Estes anjos se tornaram os principados e potestades do ar, mencionados em Efésios 6:12.
  6. Por fim, como anjo caído, Lúcifer tornou-se Satanás, cujo significado é adversário de Deus e usurpou o mundo em que vivemos hoje, o mundo presente, no qual se opõe a Deus e tenta destruir tudo o que Ele faz – Ef 2:2; Jo16:11.
    1. O mundo de outrora foi entregue a Lúcifer, e o mundo presente foi usurpado por Satanás. Como o primeiro mundo e o mundo atual passaram a ser contra Deus, Ele determinou que o mundo que há de vir não mais será entregue a anjos, mas ao homem. Foi com esse propósito que Deus nos criou – Hb 2:5; Gn 1:28:
  7. Deus criou o homem de forma especial – com um espírito interior (espírito humano) –, com o objetivo de que ele, transformado e conformado à imagem de Cristo, governe o mundo que há de vir – Rm 8:29.
  8. Temporariamente somos menores do que os anjos, contudo, após Deus fazer Sua obra de transformação em nós, conformando-nos à Sua imagem, estaremos cheios da glória de Deus e poderemos ter uma posição de honra. Quando essa hora chegar, poderemos governar com Cristo – Hb 2:5-8.
  9. Foi para isso que Deus nos criou: para um dia recebermos glória e honra. Deus criara Adão e Eva para que eles comessem da árvore da vida e, assim, a vida divina crescesse neles e se expandisse por toda a terra, derrotando e subjugando o adversário de Deus, Satanás. Tudo isso mostra o grande valor que Deus dá ao homem e a enorme esperança que tem nele.
    1. Mas o homem comeu da árvore do conhecimento do bem e do mal, tornou-se independente de Deus, e desenvolveu as faculdades da sua alma de modo alheio ao Criador. Em lugar de derrotá-lo, o homem seguiu o caminho de Lúcifer.
    2. Hoje nós podemos reverter esse quadro. Aleluia! Toda vez que nos alimentamos do Senhor, invocando-O com um coração puro e sincero e negando a nós mesmos, recebemos mais da vida divina e nos tornarmos mais parecidos com Deus. Procedendo sempre assim, um dia seremos plenos de Sua expressão e estaremos aptos a reinar com Ele.
  1. A vontade de Deus é o estabelecimento de Seu reino na terra, e isso só pode ocorrer na vida da igreja – Mt 4:17, 23; 6:9-10; Lc 4:42-43:
    1. A vida da igreja é o reino – Mt 16:18-19.
    2. A vida da igreja é apenas um meio, um procedimento, mas a meta final de Deus é estabelecer Seu reino na terra – Gn 1:28; Ap 1:5-6; 11:15:
  2. As reuniões da igreja nos aperfeiçoam a pregar o evangelho do reino por meio das vendas de livros, pois essa é a vontade do Senhor – Mt 24:14.
    1. A meta da pregação do evangelho do reino por meio da venda dos livros é alcançar todos os bairros das cidades e tem como excelentes ferramentas o BooKafé e a colportagem:
  3. Dessa maneira estaremos saindo dos grandes locais e indo para os bairros, visando alcançar o maior número de pessoas e famílias naquela região da cidade.
  4. Precisamos aplicar a luz recebida em Êx 15:27, a respeito das 12 fontes e das 70 palmeiras. Cada BooKafé deve ser como uma fonte e uma palmeira no deserto – Jo 7:37-38.
  5. O BooKafé é um lugar acessível, simples e um espaço multiuso: cafeteria, livraria, biblioteca, sala de leitura com Free Tea, lugar de reuniões da igreja, lugar para eventos diversos, lugar para encontro de pastores, etc. O mais importante no BooKafé são os livros. Através deles levamos as pessoas à fé.

A Bíblia é o falar impresso de Deus para alcançar todos os homens em qualquer tempo e espaço:

  1. É o primeiro livro que devemos amar, apreciar, valorizar e ler assiduamente:
  1. A Bíblia é o mais notável livro que o mundo tem visto.
  2. A Bíblia é o livro dos livros.
  3. A Bíblia é o primeiro livro que o colportor deve ter em sua pasta de trabalho.
    1. A Bíblia começou a ser escrita por ordem de Deus, a partir de Moisés, cerca de 1400 a. C. – Êx 17:14; 24:4; 34:27; Nm 33:2; Dt 31:24.
    2. A Bíblia, composta por muitos livros de vários autores, através de muitos séculos, sendo, contudo, UM LIVRO, é, em si mesma, o milagre proeminente dos séculos.
    3. A Bíblia é a palavra de Deus num sentido em que nenhum outro livro no mundo pode ser. Nenhum livro jamais poderá substituir a Bíblia – 2 Tm 3:16; 2 Pe 1:20-21; 2 Sm 23:2.

 A literatura é o meio que Deus nos tem dado hoje para suprir Sua vida aos Seus muitos filhos – Jo 6:63:

  1. A importância da leitura:
    1. Daniel leu nos livros do profeta Jeremias, 67 anos depois de ter sido levado cativo para a Babilônia, que já estava próxima a restauração da casa do Senhor. Provavelmente leu para Ciro, rei da Pérsia, os livros dos profetas Jeremias e Isaías – Dn 9:2; Jr 25:11-12; 29:10; Is 44:28; 45:1-3, 13; Ed 1:1-2.
    2. O Senhor Jesus, como homem, deu importância à leitura das Escrituras – Mt 21:42; Mc12:24,26; Lc 4:16-21; 6:3.
    3. “Bem-aventurados aqueles que leem… – Ap 1:3”.
    4. Os dois discípulos que estavam descendo para Emaús – Lc 24:13-33.
    5. A história de Filipe e o eunuco – At 8:26-39.
    6. A nossa meta na venda dos livros deve ser levar os irmãos a receber o ministério do Espírito e da vida para obter a vida divina e viver por meio dela – Jo 6:35, 57, 63.
    7. Devemos comer e beber a Palavra de Deus a fim de ganhar a vida de Deus – Jo 5:39-40; Jr 15:16; Ez 2:8-9; 3:1-3; Mt 4:4; 1Pe 1:22; Ap 10:8-10.
  2. Nós devemos ser os servos bons, fiéis e prudentes que levam o evangelho da vida, o evangelho do reino impresso em livros a todos os filhos de Deus.
  3. A nossa meta é que cada filho de Deus tenha em suas mãos um livro que o ajude a cumprir a vontade de Deus: estabelecer Seu reino na terra.
  4. Por que vender livros?:
  1. O nosso poder de doação é muitíssimo menor que a capacidade dos irmãos e pessoas de comprar livros.
  2. Devido a não disponibilidade financeira, a doação limita a distribuição dos livros.
  3. De maneira geral, as pessoas não valorizam muito o que é recebido gratuitamente.
  1. A função do sumo sacerdote é levar o homem a Deus – Êx 28:1-16,30:
    1. A veste do sumo sacerdote era especial e tem uma relação com aspectos espirituais dos filhos de Deus hoje.
    2. O peitoral da veste do sumo sacerdote era todo engastado com doze tipos de pedras preciosas. Em cada pedra havia a inscrição do nome de uma das tribos de Israel:
      1. Arão foi ungido para servir às doze tribos, à totalidade de seus irmãos.
      2. Ele não servia apenas a tribo de Levi; pelo contrário, servia ao povo de Deus. Além disso, o peito representa a região do amor, e isso indicava que o sumo sacerdote tinha de amar as doze tribos.
    3. Também havia a estola sacerdotal, ou éfode (v.6). O éfode era uma veste, e o peitoral era uma espécie de bolsa para se carregar o Urim e o Tumim, que serviam para definir a vontade de Deus e interpretar Sua palavra quando o povo de Israel não tinha clareza com relação a alguma palavra de Deus – Êx 28:30; Nm 27:21; 1Sm 28:6:
      1. Os livros espirituais hoje fazem esse papel, pois nos revelam a Palavra de Deus e nos mostram a direção para onde devemos ir: o reino de Deus.
      2. Assim como o sumo sacerdote levava o povo de Israel a Deus, os colportores, hoje, têm a função de levar as pessoas ao Senhor. Eles saem para pregar o evangelho do reino, apresentam-lhes os livros espirituais que, além de suprir as pessoas da vida de Deus, ajudam-nas a penetrar mais facilmente na Palavra de Deus e conhecer Sua vontade.
      3. Por meio dos colportores, o evangelho do reino pode alcançar outros lugares e mais pessoas terão a oportunidade de cooperar com o estabelecimento do reino de Deus na terra.
    4. Além de levar os nomes das doze tribos sobre o peitoral, o sumo sacerdote também portava duas ombreiras, sobre as quais também estavam os nomes das tribos. Os ombros representam a responsabilidade. Desse modo, percebemos a responsabilidade de cuidar das doze tribos, isto é, de todo o povo de Deus.
    5. Não devemos amar somente os irmãos que se reúnem conosco, mas devemos amar a todos os filhos de Deus, porque todos eles são a nossa responsabilidade:
      1. Hoje, o nosso principal objetivo como sumos sacerdotes é suprir as pessoas da palavra revelada de Deus, por meio dos livros. Por isso, precisamos ter responsabilidade pelas pessoas e também amá-las.
  1. A importância da distribuição da palavra revelada (o evangelho do reino) impressa em livros:
    1. Nosso chamamento e comissão para pregar o evangelho do reino por meio das vendas dos livros, vem de Deus – Is 6:8; Mt 9:37-38; 28:19-20.
    2. Cada irmão na vida da igreja deve ser um colportor (sumo sacerdote) em potencial durante o seu viver diário:
      1. Alguns irmãos (ãs) receberam um chamamento específico para servir de tempo integral no ministério da colportagem.
    3. Devemos amar todos os filhos de Deus, independente de suas tribos, doutrinas e práticas e ter a responsabilidade de suprir-lhes a vida divina por meio dos livros – Mt 24:45-47:
      1. Devemos ser servos bons, fiéis e prudentes que alimentam os nossos conservos a seu tempo.
    4. O Senhor Jesus quer levar a vida da igreja para todos os Seus filhos, que é o lugar onde serão aperfeiçoados a negar a vida da alma e crescer na vida divina, para governar com Cristo no mundo que há de vir.
    5. A maior necessidade hoje e o grande desafio para cada irmão da igreja é:
      1. Ser um sumo sacerdote (colportor).
      2. Levar VIDA PARA TODOS os filhos de Deus por meio dos livros.
      3. Chegou o momento de cada irmão da vida da igreja assumir a sua participação nesse ministério de distribuição de livros (Urim e Tumim).

Disponibilizamos quatro lições da download.

Aguarde mais lições em breve!

Para fazer o download clique no link abaixo:

Visão da Colportagem – Lição 01

Visão da Colportagem – Lição 02

Princípios Práticos da Colportagem – Lição 03

Princípios Práticos da Colportagem – Lição 04