Resultados da sua busca

DO QUE A BÍBLIA FALA

“E, começando por Moisés, discorrendo por todos os profetas, expunha-lhes o que a seu (Cristo) respeito constava em todas as Escrituras” (Lucas 24:27). Todo livro possui um pensamento central, um tema que permeia todo o seu conteúdo. Você saberia dizer qual é o pensamento central do livro mais vendido do mundo e o mais apreciado pelos cristãos, a Bíblia? É Cristo, que inclui Sua obra redentora, a igreja, o Espírito, o reino e a nova Jerusalém.

Ao ler a história dos filhos de Israel no Antigo Testamento, vemos Deus tratando o povo como Sua Noiva. No Novo Testamento, também vemos Cristo cuidando de cada um de Seus filhos e alimentando-os como a Si mesmo (Efésios 5:29). Hoje, quem é Sua noiva e quem são Seus filhos? São todos os que O receberam, porque tais pessoas foram feitas filhos de Deus (João 1:12-13).

A igreja é o Corpo de Cristo na terra (Efésios 1:22-23). Ela é o organismo vivo no qual Deus Pai, o Senhor Jesus e o Espírito Santo trabalham, até hoje, levando cada uma dessas pessoas regeneradas a ganhar mais a vida de Deus .

A Bíblia é composta de 66 livros, divididos em duas partes: 39 estão no Antigo e 27, no Novo Testamento. Um testamento é uma aliança, um trato, um pacto. Deus tem tal compromisso conosco, usando as leis antigas para guardar o homem até a vinda de Seu Filho como graça redentora, para tornar-se a oferta em nosso lugar.

O pensamento central da Bíblia no Antigo Testamento é conduzir o homem a Deus para que o homem seja redimido por Ele. No Novo Testamento, é a igreja sendo redimida e edificada por Cristo.

A Bíblia testifica de Cristo (João 5:39), torna-nos sábios para a salvação em Cristo Jesus (2 Timóteo 3:15), mostra-nos como receber a vida de Deus para a nossa regeneração (1 Pedro 1:23), alimenta-nos, fazendo-nos crescer (1 Pedro 2:2), e nos ilumina (Salmos 119:105), ensina, corrige, repreende e educa na justiça a fim de que todo homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra (2 Timóteo 3:16-17).

A Bíblia também apresenta a intenção de Deus para com o Seu povo. Ele quer estabelecer Seu reino na terra por meio da Sua auxiliadora, a igreja (Gênesis 1:28; Mateus 6:9-10; 24:14; Apocalipse 11:15-18).

Deus conta com todos os homens para o cumprimento do Seu plano (1 Timóteo 2:4). Ele chamou, entre outros, pescadores, reis, profetas, juízes, fazendeiros, coletores de impostos e até um médico para redigir Seus textos, e compôs a obra-prima da literatura mundial, o livro pelo qual podemos conhecer o caminho para sermos salvos, vivermos e reinarmos com Cristo.

 

Assine já o Jornal Árvore da Vida. Para assinar Clique Aqui