Resultados da sua busca

ESCOLHIDOS PARA REINAR

20/07/2018

A escolha de Deus foi feita antes da fundação do mundo segundo Sua presciência, ou seja, Ele sabia quem estava escolhendo (Efésios 1:4-5; 1 Pedro 1:2). Fomos escolhidos para herdar uma herança; no entanto, para tomar posse dela, precisamos estar maduros, o que implica sermos salvos completamente.

DESENVOLVER A SALVAÇÃO ATÉ A MATURIDADE

Muitos foram escolhidos, mas nem todos vão herdar a herança. Gênesis 25 nos ilustra essa questão. Isaque, filho de Abraão, ganhou a herança do pai, enquanto seus irmãos ganharam apenas presentes (Gênesis 25:5-6). O termo filiação, na Bíblia, quer dizer ter status de filho maduro. Também é equivalente à palavra primogenitura mencionada no Antigo Testamento (Gênesis 43:33; Deuteronômio 21:16; 1 Crônicas 5:1-2). O primogênito tinha o direito de herdar tudo do pai. Não podemos contentar-nos somente em ter nascido de Deus; devemos lutar por ser Seus herdeiros. Embora já tenhamos sido escolhidos e predestinados antes da fundação do mundo para a filiação, necessitamos tomar o exemplo de Jacó (Gênesis 25:21-34) e lutar de todos os modos, a fim de obter a primogenitura e receber a herança.

OS ESTÁGIOS DA SALVAÇÃO

A Bíblia nos ensina que o homem é composto de três partes: espírito, alma e corpo (1 Tessalonicenses 5:23). Portanto, a salvação de Deus é para essas três partes. Ao escrever sua primeira carta, Pedro menciona os três estágios da salvação (1 Pedro 1:3, 5 e 9).
Se faltar um estágio dessa salvação, ela não será completa e não poderemos herdar a herança reservada a nós. O primeiro estágio, que é o do espírito, ocorreu quando cremos no Senhor. O terceiro e último ocorrerá em Sua segunda vinda, quando Ele mesmo tornará nosso corpo incorruptível. Mas o estágio intermediário, que corresponde à salvação da alma, ocorre no tempo presente mediante o negar de nossa vida da alma e o crescimento da vida de Deus (Efésios 2:1; 1 Coríntios 15:50-54; Filipenses 2:12; Mateus 16:24-26).
Se hoje tomarmos a cruz para mortificar nosso ego, ganharemos a salvação da alma.

DISCIPLINA E RECOMPENSA

O somatório desses três estágios da salvação é a salvação preparada para revelar-se no último tempo (1 Pedro 1:5). Os que ainda estão em falta na questão da salvação da alma por certo estarão na nova Jerusalém, pois essa é a porção eterna de todos os filhos de Deus (Apocalipse 21:27). Contudo, na era vindoura, no período dos mil anos, quando todos os vencedores reinarem com Cristo no reino milenar, haverá um lugar destinado para disciplinar os imaturos: as trevas exteriores (Mateus 22:13; 25:30), onde haverá choro e ranger de dentes. As trevas exteriores servirão como uma estufa para amadurecer os que ainda não estiverem maduros na volta do Senhor, a fim de se tornarem parte da nova Jerusalém, ainda que tenham sido privados do milênio.
Se não quisermos as trevas e o ranger de dentes, devemos completar a salvação da alma durante o tempo de nossa peregrinação na terra. Muitos não gostam desse assunto, contudo, não podemos fugir dessa verdade. Que todos nós, escolhidos de Deus, possamos atentar para a importância de completarmos nossa salvação.

Assine já o Jornal Árvore da Vida. Para assinar Clique Aqui

As propagandas exibidas neste site são baseadas nos interesses do usuário, coletadas pelos mecanismos de busca durante a navegação, por isso o conteúdo delas pode variar.