Resultados da sua busca

John Wesley – Jornal Árvore da Vida

A soberania de Deus na vida de Wesley, o zelo de uma mãe e a importância da educação

Nasceu em Epworth, Inglaterra, em 17 de junho de 1703, o décimo quinto de uma família de dezenove filhos. Aos 6 anos, quase morreu queimado num incêndio. Sua mãe zelou intensamente pela educação dos filhos e os criou no temor do Senhor. Conta-se que ela determinara que, cada filho, ao fazer 5 anos, já deveria ter aprendido o alfabeto. Assim que um deles conseguia, no dia seguinte iniciava o aprendizado da leitura, pelo primeiro versículo da Bíblia. John estudou na Universidade de Oxford. Aluno brilhante, tornou-se mestre em latim, grego, hebraico, francês e lógica. Perto de seus 22 anos, começou a perceber que servir a Deus tem muito a ver com o coração e não só com ações exteriores.

Wesley amava o evangelho e observava os homens espirituais

Em 1735, John e seu irmão Charles Wesley foram para a América do Norte, com a intenção de se tornarem missionários entre os índios. No navio havia um grupo dos assim chamados Irmãos Moravianos, cuja conduta piedosa impressionou Wesley profundamente, a ponto de aprender alemão para conversar com eles. Sobrevindo uma tempestade, os ingleses gritavam e se angustiavam, mas os moravianos, com calma e alegria, uniam-se em oração e louvor.

Wesley soprou a chama da autêntica vida cristã e sofreu rejeição

Conta-se que, nos Estados Unidos, na cidade onde se estabeleceram, praticamente toda a população se reunia para ouvir suas palavras. Mesmo assim sentia no coração que lhe faltava o fogo da vida interior, ao perceber que muito do que era lhe veio pela instrução. Passou a desejar ardentemente uma real experiência de conversão e consagração. Depois de algum tempo na América, os Wesley resolveram voltar. Buscando intensamente mais comunhão com Deus, sua fé em muito se fortaleceu e sua vida interior se alargou, plena de convicção da Palavra e da unção do Espírito. Passou então a pregar com vigor e intrepidez na Inglaterra, e muitos foram convertidos.

O estado moral do povo inglês do século dezoito era deplorável e a condição da vida cristã da época havia caído totalmente em cerimonialismo, ritualismo e sequidão espiritual. Não havia vida e suprimento de vida para o povo de Deus. Foi com esse pano de fundo que o Senhor usou John Wesley para avivar aquele país com o sopro divino. Por causa de seu sucesso e por pregar de modo contrário à tendência da época, as igrejas estatais começaram a hostilizá-lo. Com isso, vemos que todo aquele que, em sua geração, tem um coração para Deus e a Ele se entrega totalmente, sofrerá perseguição.

Wesley convencia o homem do pecado pelo poder do Espírito Santo

Tornou-se um famoso pregador, principalmente em lugares abertos. Sua característica principal era o poder de convencer os ouvintes do pecado, até mesmo as pessoas conhecidas como boas e honestas numa comunidade. Viajou bastante em sua vida (cerca de 360 mil quilômetros, o que é muito para alguém que viveu no século XVIII), escreveu em torno de 230 livros e leu mais de mil.Morreu com 87 anos, em 2 de março de 1791.

Assine já o Jornal Árvore da Vida. Para assinar Clique Aqui