Resultados da sua busca

O Pentateuco dos pais – Jornal Árvore da Vida

Moisés, inspirado pelo Espírito Santo, escreveu os cinco primeiros livros da Bíblia, os quais são conhecidos como o Pentateuco. Eles formam a base de toda a Palavra de Deus. Gênesis fala do princípio; Êxodo, da saída do povo hebreu do Egito; Levítico fala do viver santo do povo de Deus; Números, do exército, e Deuteronômio é o refalar da lei. Vamos utilizar esses cinco temas para falar uma palavra aos pais.

No princípio criou Deus” (Gênesis 1:1). Essa breve abertura é muito significativa. A Bíblia começa com Deus. Ele é a origem de tudo. Nada veio à existência por si mesmo. Em Gênesis a mensagem básica para os pais é: Deus vem antes de tudo; portanto, não comece nada sem Ele. Não saia por aí criando coisas, pois você não é Deus. Cuidado para não viver seu dia como se Deus não existisse. Sempre que puder, reúna a família para orar pelos assuntos que envolvem sua casa. Deixe seus filhos saber que vocês dois não têm vida própria e que, por mais experimentados que sejam, preferem pedir conselhos ao Senhor. Não seria marcante na vida de um filho ouvir seus pais dizerem “Vamos orar para saber primeiramente o que Deus pensa a respeito disso?”.

Por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios” (Êxodo 3:8). Se ignorarmos Deus em nossa vida, o fim será cair nas mãos do inimigo, e o inimigo de Deus é cruel. Ele aflige, tiraniza, põe cargas pesadas e nos faz amargar a vida. Mas essa é apenas parte da história; a outra parte é que Deus está sempre atento a nosso clamor. Em Êxodo a mensagem mais importante para os pais é: se invocarmos o Senhor, Ele inclinará os ouvidos, estenderá os braços e virá até nós como uma águia em busca de Seus filhos, a fim de oferecer uma solução. Lembrem-se: para Deus não existe beco sem saída. Se atrás de nós há o inimigo e à frente temos o mar, o Senhor emperra a roda dos carros do inimigo e nos abre o mar.

Sabemos que, referentemente aos filhos, todos os pais passam por aflições. Há momentos em que parece que tudo vai arrebentar: você se sente esmagado, sente o peso da fúria de faraó em busca de cada filho seu com o intuito de tragá-los. Mas não se esqueça de que Deus está como uma águia sobrevoando, esperando apenas que olhemos para o alto e invoquemos Seu poderoso nome. A vinda Dele será para você e seus filhos o êxodo de que estão precisando.

E fez chegar a Arão e a seus filhos e os lavou com água” (Levítico 8:6). Os salvos precisam saber que é necessário desenvolver uma nova vida, apartar-se do que é profano e se unir àquilo que é santo. Em Levítico a mensagem fundamental para os pais é: se saímos do Egito, então já não comemos seu alimento, não vestimos sua roupa, não cultivamos seus pensamentos, não falamos como no Egito nem buscamos o que ele busca. Se saímos do Egito, precisamos nos lavar com água para remover tudo isso. É verdade que estamos no mundo, mas, como o próprio Senhor Jesus disse, não somos do mundo. Temos ciência de que é difícil transmitir essa ideia para os filhos, eles não acreditam muito nisso; mesmo assim precisamos insistir.

A melhor maneira de alcançar esse objetivo não é pedir que eles se purifiquem, pois essa palavra só tem efeito se o pai e a mãe se lavarem primeiro. Nosso exemplo de consagração é mais convincente do que tudo que podemos falar. Lembrem-se: primeiro Arão se lavou, então, na sequência, seus filhos.

Levantai o censo de toda a congregação dos filhos de Israel […] contareis segundo os seus exércitos […] de cada tribo vos assistirá um homem” (Números 1:2-4). Do Egito saímos como escravos e formamos um exército para destruir o inimigo. Em Números a mensagem básica é: o reino de Deus precisa ser implantado na terra e nossa cooperação é decisiva! Conte seu exército! É você e quem mais? Não depende de quantidade — depende de oração. Foi isso que o Senhor fez por Seus soldados: apenas orou por eles. A estratégia para vencer a batalha não é a força, mas o lugar para onde você está olhando. As doze tribos não olhavam para o inimigo, mas para Deus.

A ordem do Senhor para eles foi: “Olhem para Mim; isso é suficiente!” (2:1-2). “São estas as palavras que Moisés falou a todo o Israel” (Deuteronômio 1:1). Antes de entrar na terra prometida, Moisés garantiu tudo o que já tinha dito antes refalando, repetindo a lei para o povo, vinculando a obediência ao amor. Em Deuteronômio a mensagem essencial para os pais é: devemos gastar tempo com os filhos acerca da Palavra de Deus. Devemos dizer sempre a eles: “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força”, quando estamos em casa ou na rua, ao deitar e ao levantar. A Palavra de Deus precisa ser inculcada em nossos filhos. Trabalhada neles, será, como pão, capaz de supri-los substituindo tudo o que o Egito lhes pode oferecer (6:5-6; 8:3). Papai e mamãe, esse é seu pequeno Pentateuco.

Assine já o Jornal Árvore da Vida. Para assinar Clique Aqui