Resultados da sua busca

O primeiro mundo – Jornal Árvore da Vida

A Bíblia começa assim: “No princípio criou Deus os céus e a terra” (Gênesis 1:1). Nesse versículo não vemos preocupação alguma em dizer como Deus criou os céus e a terra, em que período a criação ocorreu e tampouco quem deveria administrá-la. Para responder a essas perguntas, precisamos de outras porções da Palavra de Deus e da contribuição da ciência.

Vamos primeiramente buscar ajuda na Palavra de Deus. No livro de Jó, capítulo 38, enquanto Deus o questiona, muitos detalhes de como Ele criou os céus e terra podem ser vistos. Vejamos: “Onde estava tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo, se tens entendimento. Quem lhe pôs as medidas, se é que sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que estão fundadas as suas bases ou quem lhe assentou a pedra angular, quando as estrelas da alva, juntas, alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus?” (vs. 4-7). O Senhor, querendo convencer Jó de que seu conhecimento era raso, interroga-o ainda acerca do surgimento das nuvens, da escuridão, dos limites das ondas, da alva, dos mananciais, do abismo, da largura da terra, da morada da luz e sua difusão; faz perguntas sobre o relâmpago, trovões, a chuva, o vento, o gelo e sobre os astros em geral. Cada um desses itens está preso a leis físicas e fortemente relacionado um com o outro, resultando, assim, em uma terra cheia de precisão, harmonia, equilíbrio e beleza. A Bíblia diz que, quando os anjos, chamados filhos de Deus, contemplaram tudo aquilo, rejubilaram; ficaram pasmos com tanta formosura. Os incontáveis anjos que ali estavam certamente olhavam para Deus com intensa admiração que, não podendo ficar apenas nisso, ajoelhavam-se em adoração pelo poder e delicadeza empregados na primeira criação, que aqui vamos chamar de primeiro mundo. Assim pelos relatos do livro de Jó, muitas coisas acerca da criação do céu e da terra podem ser vistas. Vamos buscar também um pouco mais de ajuda na ciência cosmológica. Por meio dela somos ajudados a compreender o período em que a terra foi criada e também sabemos mais sobre as criaturas aqui existentes. Os cientistas, baseados em pesquisas fundamentadas, datam essa primeira criação de cerca de 4,5 bilhões de anos atrás. Os paleontólogos, outro braço da ciência, registram a existência de criaturas antes de Adão. Eles também datam a existência delas desde tempos muito remotos. A terra e as criaturas que nela existiam foram entregues para um dos anjos que assistia à criação de tudo, o mais poderoso, capaz e formoso dos anjos: Lúcifer, que quer dizer anjo de luz (Ezequiel 28:12-14). Mas algo triste aconteceu: à medida que ele olhava admirado para suas qualidades, poder e beleza, esquecia-se pouco a pouco do que era e do que Deus era. Ele tinha os outros anjos que o admiravam, tinha a terra e as criaturas sob seu governo; nada lhe faltava senão a condição de ser semelhante ao Altíssimo. Infelizmente algo entrou em seu coração que o corrompeu. Cheio de orgulho e inveja, ele tomou a decisão de igualar-se ao Criador. E não somente isso – com sua argumentação convincente, ele aliciou uma terça parte de anjos que estavam nos céus e as muitas criaturas que aqui já estavam para segui-lo (vs. 15-17; Apocalipse 12:4). Deus, contudo, não suportando essa atitude, precipitou-o para terra e, com ele, os anjos rebeldes que o seguiam. A primeira criação, ou primeiro mundo, termina em profundo caos (Isaías 14:12-15).

Que Deus tenha misericórdia de nós e nunca permita que nosso coração se inflame de orgulho e inveja. Queremos continuar como uma simples criatura amando Aquele que criou os céus e a terra. A Ele seja o domínio e a glória. Amém.

Assine já o Jornal Árvore da Vida. Para assinar Clique Aqui