Resultados da sua busca

O princípio da unidade – Jornal Árvore da Vida

Já vimos, em edições anteriores, que, quando reconhecemos que a presença do Senhor Jesus é importante em nosso casamento, o vinho – representando a alegria – que corria o risco de acabar, perdura (conf. Jo 2:1-11). E vimos também que, quando atentamos ao fato de que foi o próprio Deus Triúno quem inventou o casamento, temos segurança de que, quando as dificuldades surgirem, é a Ele que devemos recorrer. Contudo, para se ter uma vida conjugal vitoriosa, ainda é necessário atentar para um terceiro princípio, que podemos chamar de princípio da unidade. Ele está baseado em Gênesis 5:2: “Homem e mulher os criou, de Adão, no dia em que foram criados”. É curiosa essa construção: em vez de estar escrito: “e lhes chamou pelo nome de Adão e Eva…”; o versículo afirma que a ambos Deus chamou pelo nome de Adão! Embora pareça estranho, Deus queria dizer-nos que Adão só é Adão se Eva estiver com ele, pois, quando Adão foi criado, Eva já estava nele, visto que ela foi formada a partir de uma costela de seu marido (2:21-22). Além disso, após Eva ser tomada de Adão, ele afirmou: “Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada” (v. 23). Em outras palavras, Eva era parte de Adão. Isso indica que, para Deus, homem e mulher, uma vez casados, são uma só carne (Mateus 19:6). O casamento é a unidade entre o marido e a mulher. Adão afirmou que Eva era parte de si mesmo – osso de seus ossos e carne de sua carne.

Nas entrelinhas dessa narrativa, Deus quer dizer-nos que, para Ele, marido e mulher não são completos em si mesmos, mas um precisa do outro. Muitos dos conflitos que hoje há nos casamentos são provenientes dessa falta de percepção. Se não considerarmos nosso cônjuge como parte de nós mesmos, dificilmente conseguiremos manter nosso matrimônio. Vejamos outro casal interessante citado na Bíblia.

Áquila e Priscila foram mencionados várias vezes no Novo Testamento. A ordem em que seus nomes são enunciados nos faz refletir. Ora vemos Áquila sendo citado primeiro (Atos 18:2), ora vemos Priscila (vs. 18, 26). Na Epístola de Paulo aos Romanos, vemos: “Saudai Priscila e Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus, os quais pela minha vida arriscaram a sua própria cabeça” (16:3-4a). Esse versículo, a exemplo de Gênesis 5:2, também traz consigo o princípio da unidade. O sujeito dessa oração é Priscila e Áquila, mas a cabeça está no singular. Mais uma vez vemos Deus mostrando que eles, embora dois, eram um só. Ademais, também percebemos que esse casal conservava a ordem estabelecida por Deus, que diz: “Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo” (1 Coríntios 11:3). São quatro pessoas – Deus, Cristo, homem e mulher –, entretanto, há somente a menção de três cabeças, indicando que a mulher é encabeçada pelo marido. Quando essa ordem é preservada por marido e mulher, os anjos caídos são subjugados (v. 10). Enquanto o véu indica submissão da mulher em relação ao homem, esse mesmo véu indica autoridade sobre os anjos. Em outras palavras, quando uma mulher submete-se a seu marido, os anjos caídos, que se rebelaram contra Deus, são envergonhados e sujeitados. Esses princípios também se aplicam à administração financeira. Por exemplo, não nos parece razoável que marido e mulher recebam seus salários e os administrem de maneira individual, a não ser que algum deles tenha um problema sério de caráter relacionado a dinheiro. Ou que um oculte do outro seus respectivos ganhos e que tratem das despesas como se fossem dois solteiros vivendo juntos. Se a unidade não estiver presente nesse assunto tão crucial, dificilmente haverá vitória em outras áreas do casamento. Sigamos o exemplo de Áquila e Priscila, que viviam a vida conjugal regida por esse princípio. Sem dúvida, a unidade daquele casal chamou a atenção de Deus, que os fez cooperadores em Sua obra. Áquila e Priscila eram tão unidos, que não há registro bíblico de qualquer um deles atuando separadamente do outro. Eles sempre estavam juntos. Parecia até nome e sobrenome.

O princípio da unidade precisa estar presente na vida e no viver de cada casal que teme a Deus e deseja fazer a Sua vontade, pois é pela unidade que o Senhor ordena a benção para o casamento (Salmos 133; 1 Coríntios 16:19; 2 Timóteo 4:19).

Assine já o Jornal Árvore da Vida. Para assinar Clique Aqui