Resultados da sua busca

O QUE É A IGREJA?

Foi o Senhor Jesus que primeiramente mencionou a palavra “igreja”na Bíblia (Mateus 16:18). Nos trinta e nove livros do Antigo Testamento, ela nunca fora mencionada. É claro que ali podemos ver vários elementos que apontavam para a igreja: Eva, a arca, Rebeca, Rute, o povo de Israel, o tabernáculo e o templo, que são figuras muito claras do que é a igreja. Mas, de qualquer forma, ela nunca foi mencionada.

A igreja foi revelada pela primeira vez pelo Senhor aos Seus íntimos discípulos em um lugar chamado Cesareia de Filipe, um lugar longe da importante cidade de Jerusalém e da liderança religiosa da época. Levá-los para Cesareia para lhes dar uma revelação de algo tão importante nos leva a pensar que um ambiente religioso é um forte impeditivo para recebermos revelação. O conceito ou ensinamento religioso foi chamado pelo Senhor de fermento dos fariseus e dos saduceus. Esse fermento é tudo aquilo que é acrescentado à Palavra de Deus e que gera um desvio do povo de Deus de Sua santa Palavra. É por isso que o Senhor disse que deveríamos nos acautelar desse fermento (16:5-18).

Hoje, passados vinte séculos, precisamos acompanhar o Senhor novamente nessa jornada até Cesareia para renovarmos nossa visão e conceito a respeito da igreja.

Nesse lugar, ouviremos o Senhor dizer que a igreja não é um lugar físico; que não é um lugar para dominar as pessoas; que ela não pertence a homem algum.

Podemos até cuidar da igreja, mas ela nunca será propriedade nossa. Certamente ouviremos o Senhor dizer que a igreja é um lugar onde Sua vontade é realizada; um lugar onde Ele ministra vida para o crescimento de vida de Seus filhos.

Também O ouviremos dizer que a igreja é um lugar onde negamos a nós mesmos para poder segui-Lo e um lugar onde se prepara pessoas para reinar no mundo que há de vir (Mateus 16:24-26).

Precisamos ter diariamente a prática de seguir o Senhor a fim de entender que a igreja é a soma de todos aqueles que foram chamados do mundo para ser Seu povo exclusivo (1 Pedro 2:9), que O expressa e invoca Seu nome em todo lugar (1 Pedro 2:9; 1 Coríntios 1:1).

A igreja deve estar presente na cidade onde moramos, no trabalho, na rua por onde passamos todos os dias e em nossas casas. Independentemente do lugar, devemos seguir Aquele que é a cabeça da igreja (Colossenses 1:18), o qual se entregou por ela (Atos 20:28).

Amém!

Assine já o Jornal Árvore da Vida. Para assinar Clique Aqui