Resultados da sua busca

O Senhor é conosco – Jornal Árvore da Vida

Números 14 relata que os filhos de Israel choraram e murmuraram contra o Senhor por incredulidade, mesmo depois de terem visto o rico fruto da terra trazido pelos espias. Nossa atitude, porém, não deve ser como essa, e sim como a de Josué e Calebe. Na ocasião, eles disseram ao povo: “A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muitíssimo boa. Se o Senhor se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel. Tão somente não sejais rebeldes contra o Senhor e não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o Senhor é conosco; não os temais” (vs. 7-9).

As palavras de Josué e Calebe estavam em conformidade com a vontade de Deus, por isso eram boas-novas de encorajamento, mas o povo não as recebeu. Os israelitas daquela antiga geração falharam ao rejeitar a palavra do Senhor, por não usar a fé (Hebreus 4:1-2).

A incredulidade e a desobediência nos impedem de herdar o reino

Ao conhecermos a história do povo de Israel, somos advertidos a não incorrer nos mesmos erros. Não devemos dar espaço em nosso coração para a incredulidade nem para a desobediência, pois nos afastam de Deus e nos impedem de herdar o reino vindouro (Hebreus 3:12; 4:11).

Herdar o reino requer esforço de nossa parte, isto é, precisamos exercitar a fé para crer nas  palavras do Senhor (Mateus 11:12). Ao enfrentar dificuldades, firmemos nossa confiança no Senhor, porque isso produzirá o galardão (Hebreus 10:35).

Perseverar olhando firmemente para o Senhor Jesus

O Senhor Jesus é poderoso para nos socorrer nas fraquezas e tentações, pois Ele mesmo as venceu (Hebreus 2:18).

No Evangelho de Mateus, o inimigo de Deus utilizou trechos das Escrituras para tentar Jesus, mas não pôde derrotá-Lo: “Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (4:3-4).

Nessa ocasião, o Senhor Jesus respondeu com as palavras faladas por Moisés ao povo em Deuteronômio (8:3) e, assim, venceu a tentação. O Senhor obteve a vitória sobre o inimigo porque, como Filho do Homem, apegou-se à Palavra de Deus. Após jejuar quarenta dias no deserto, não fez uso da posição e do poder que, como Filho de Deus, estariam a Seu dispor, mas sujeitou-Se totalmente à determinação do Pai, até a humilhante morte de cruz (Filipenses 2:6; Mateus 26:39).

O Senhor Jesus é o nosso modelo de perseverança e submissão a Deus. Na trajetória de nossa vida cristã, encontraremos dificuldades, mas devemos olhar firmemente para Aquele que, sem fazer caso da desonra, suportou a cruz em troca da alegria que Lhe estava proposta (Hebreus 12:1-2). Aleluia!

Assine já o Jornal Árvore da Vida. Para assinar Clique Aqui