Resultados da sua busca

O Senhor Jesus conta conosco – Jornal Árvore da Vida

Gostaríamos de compartilhar com nossos leitores uma das passagens mais belas da Bíblia, o momento em que o Senhor Jesus foi apresentado como o Rei do reino dos céus. Essa passagem revela para nós, cristãos, quanto o Senhor precisa de nós para que Sua vontade se cumpra na terra. Ao findar a leitura, separe um momento para orar e meditar acerca do que leu. O Senhor conta com você. Leiamos!

Em Mateus 21:1-2 lemos: “Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé, ao monte das Oliveiras, enviou Jesus dois discípulos, dizendo-lhes: Ide à aldeia que aí está diante de vós e logo achareis presa uma jumenta e, com ela, um jumentinho. Desprendei-a e trazei-mos”. Naquela ocasião, o Senhor se preparava para entrar em Jerusalém onde seria honrado pelos humildes e humilhado pelos religiosos e políticos. Ele não estava indo para subir ao trono e reinar num palácio, mas para sofrer muitas coisas dos anciãos e dos principais sacerdotes, ser testado, examinado e provado pelos fariseus, intérpretes da lei, saduceus e herodianos e, por fim, ser condenado à morte.

Somente após Sua crucificação, em ressurreição, Ele começaria a reinar. Enquanto estava na cruz, as pessoas zombavam Dele, chamando-O de forma pejorativa de Rei dos judeus. De fato Ele era o Rei dos judeus, por isso, pela providência divina, essa afirmação foi escrita nos três principais idiomas daquela época: grego, latim e hebraico (João 19:20). Apesar de os judeus terem escarnecido e zombado do Senhor, o mundo inteiro pôde saber quem fora crucificado ali.

Para entrar em Jerusalém, Jesus pediu aos discípulos que Lhe trouxessem uma jumenta e um jumentinho (Mateus 21:2). Geralmente os reis eram empossados montados em cavalos majestosos e bonitos. Quando era rei, Davi utilizava uma mula, que é um animal maior que o cavalo, como condução (1 Reis 1:44). Salomão, por sua vez, para ser constituído rei, montou a mula que pertencia a Davi (vs. 33, 38). O Senhor Jesus, no entanto, quando entrou na cidade de Jerusalém, não utilizou nenhum animal de grande porte; pelo contrário, porque é Rei humilde e manso, montou num jumentinho, cria de animal de carga, que já Lhe estava preparado (Mateus 21:5).

No capítulo 49 de Gênesis, vemos que Judá, filho de Jacó, é simbolizado por um leão, que indica majestade (vs. 9-10). No início do versículo 11, lemos: “Ele amarrará o seu jumentinho à vide e o filho da sua jumenta à videira mais excelente”. Sabemos por experiência que, antes de colocar alguém numa posição elevada, o Senhor certamente o colocará numa posição humilde para, a partir daí, exaltá-lo. Quando quer usar alguém, Deus primeiramente lhe ensina lições de humildade para depois usá-lo. Portanto, para ser rei, ou “leão”, precisamos primeiro ser um humilde “jumento”.

Louvado seja o Senhor, pois Ele quer preparar-nos a fim de que sejamos úteis e dóceis à Sua vontade e também conduzidos por Ele a realizar Sua vontade na terra.

Assine já o Jornal Árvore da Vida. Para assinar Clique Aqui