Resultados da sua busca

PEDIR, BUSCAR E BATER

Os capítulos cinco a sete de Mateus compreendem uma porção especial do Novo Testamento. Nestes capítulos, o Senhor despede a multidão e sobe a um alto monte onde começa a ensinar os discípulos que haviam se aproximado Dele. Ele lhes falou acerca do padrão esperado para o viver daqueles que chamou para segui-Lo (Mateus 5:1-2).

O capítulo anterior apresenta a condição da multidão que seguia a Jesus. “E a sua fama correu por toda a Síria; trouxeram-lhe, então, todos os doentes, acometidos de várias enfermidades e tormentos: endemoninhados, lunáticos e paralíticos. E ele os curou. E da Galileia, Decápolis, Jerusalém, Judeia e dalém do Jordão numerosas multidões o seguiam” (4:23-25). Esse quadro retrata a condição da humanidade, que padece de vários tipos de doenças físicas e espirituais.

Por um lado, os capítulos cinco a sete apresentam um viver de alto padrão; por outro, o capítulo quatro apresenta pessoas com um padrão baixo e visivelmente incapazes de cumprir as exigências apresentadas nos capítulos seguintes. De fato, temos um paradoxo aqui. Aquelas multidões, com certeza, não conseguiriam cumprir as exigências de um padrão extremamente elevado apresentado pelo Senhor. Por exemplo, o Senhor disse que quando alguém nos ferisse na face, deveríamos dar o outro lado. Ele disse que quando pedissem para corrermos uma milha, deveríamos correr duas (5:39-41).

Quando percebemos que nosso padrão está aquém daquele que o Senhor exige de nós, devemos chorar. “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados” (v. 4). Devemos clamar pela misericórdia de Deus. Nosso clamor deve ser acompanhado por choro. Em nós mesmos não temos condições alguma de alcançar o padrão estabelecido por Deus. Precisamos de Sua ajuda.

No capítulo 7, o Senhor apresenta um caminho para os que querem alcançar o padrão do viver apresentado por Ele mesmo. “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á” (vs. 7-8). Se quisermos alcançar o padrão exigido por Deus para reinar, devemos pedir ao Senhor, devemos buscar Nele as condições para praticar Sua Palavra. Devemos incomodá-lo até que Ele nos ajude, devemos bater em Sua porta. Faça isso ainda hoje, busque o Senhor que o ajudará a praticar a Sua Palavra diariamente!

Assine já o Jornal Árvore da Vida. Para assinar Clique Aqui