Resultados da sua busca

Praticar a verdade – Jornal Árvore da Vida

A verdade

 Certa vez o Senhor Jesus disse: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32). Esse versículo fala de um dos aspectos da Bíblia. Por um lado, ela é vida para os que a leem, conforme o Senhor também disse em outra ocasião: “O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida” (6:63). Nossa motivação ao ler a Palavra de Deus deve ser encontrar o Senhor, buscando a vida divina e também a verdade que estão contidas nela.

 Gostaríamos de falar sobre o aspecto da verdade com nossos leitores. Esse aspecto da Palavra, para alguns, tem sido negligenciado por imaginarem que a verdade se refere à letra vista no papel branco e por relacionarem-na com o que Paulo escreveu aos Coríntios: “Porque a letra mata, mas o espírito vivifica” (2 Coríntios 3:6). No entanto essa letra a que Paulo se refere, não é a verdade a que o Senhor se referiu. A verdade que liberta as pessoas diz respeito a Ele mesmo e a Sua Palavra. O Senhor Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (14:6). Ele é a verdade e a Sua Palavra fala da verdade, as Escrituras testificam da pessoa do Senhor (5:39). Portanto, negligenciar a verdade é deixá-los de lado.

A importância da verdade

 A verdade nos liberta do cativeiro da ignorância, usado por Satanás contra os filhos de Deus. Enquanto os cristãos não conhecem a verdade, Satanás usa-os como se fossem marionetes. Por não se preocupar em buscar o Senhor que há na Palavra (5:40) e por desconhecer o que nela está escrito, muitos filhos de Deus ainda possuem costumes mundanos contrariando, em seus atos, a Palavra de Deus (Mateus 22:29; Lucas 6:46).

 O Senhor permitiu que o povo de Israel fosse levado cativo para a Babilônia, porém esse cativeiro tinha um período determinado por Ele para terminar (Jeremias 25:10-11; 29:10). Todavia os cativos  não atentaram para esse prazo e alguns se acostumaram àquela condição, a ponto de esquecer sua origem.  Daniel, então, leu nos livros que os setenta anos determinados para o cativeiro haviam se cumprido e o momento de o povo de Deus regressar para sua terra natal, Jerusalém, havia chegado (Daniel 9:2). Portanto, conhecer a verdade foi fundamental para os israelitas serem libertos do cativeiro babilônico naquele tempo.

 A verdade traz luz e revelação para quem a conhece. O Salmo 119:105, diz: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz, para os meus caminhos”. A Palavra de Deus, que é a verdade, representa para nós, cristãos, a luz que ilumina nossos caminhos. Ela nos faz dar passos seguros e aponta também o caminho em que devemos andar. O mesmo Salmo também diz no versículo 130: “A revelação das tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples”. Quem lê a Palavra pode ganhar revelação, esclarecimento e entendimento sobre a vontade de Deus.

Conhecer a verdade

 Precisamos  conhecer a verdade para saber sobre o plano de Deus para nossas vidas, sobre nós mesmos, sobre nosso inimigo e principalmente sobre a pessoa do Senhor. Oseias, um dos profetas menores do Antigo Testamento disse: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra” (Oséias 6:3).  A leitura da Bíblia e de livros espirituais adicionada ao ouvir os profetas nos ajudam a conhecer e a entender melhor a Palavra de Deus (1 Timóteo 4:13). Estes são porta-vozes da verdade e falam por Deus ao Seu povo. Foi assim desde o princípio: o Senhor sempre usou alguns homens para comunicar Sua palavra (2 Pedro 1:20-21).

Praticar a verdade

 Por fim, simplesmente saber o que é a verdade, qual a sua importância e conhecê-la, não é suficiente; devemos praticá-la. Se não o fizermos, nosso fim será como o de um homem que edificou a sua casa sobre a areia e, quando as adversidades vieram, a casa caiu e foi grande a sua ruína, pois não havia um sólido fundamento. O homem prudente edificou a sua casa sobre a rocha e, mesmo passando pelas adversidades naturais, como chuvas fortes, vendavais e enchente, a casa se manteve firme e inabalável (Mateus 7:24-27).

Devemos aplicar a Palavra de Deus em nosso viver diário, pregá-la aos que não a conhecem e ajudar outros a praticá-la. Se assim fizermos, traremos alegria ao nosso amado Senhor, pois estaremos andando na verdade, conforme o apóstolo João disse: “Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade” (3 João 4).

Assine já o Jornal Árvore da Vida. Para assinar Clique aqui