Resultados da sua busca

Quem comanda sua vida conjugal? – Jornal Árvore da Vida

Há certas coisas que não conseguimos vencer no dia a dia. Embora pareçamos fortes e capazes, sentimo-nos frustrados com respeito a certas fraquezas difíceis de derrotar. Não estamos falando somente daquilo que aborrece nosso cônjuge, mas do que nós mesmos não suportamos em nosso caráter ou maneira de ser.

Vamos ilustrar com o relato de certa jovem esposa que perguntou a um servo de Deus o que fazer para controlar seu mau temperamento em relação ao esposo. Ela já havia recebido Jesus como Salvador, mas não conseguia ser salva de seu temperamento explosivo. Sabia que a vida de Deus era poderosa, contudo não entendia por que era sempre vencida por seu temperamento. Tinha certeza de que Deus ouvia orações, mas parecia que as suas não eram ouvidas.

O servo de Deus lhe respondeu de maneira surpreendente: “Quem é o Senhor de sua vida, você ou Deus? Nas mãos de quem está a autoridade de sua família? Quem está no trono de sua vida?”. Embora quisesse argumentar mais um pouco, ela finalmente admitiu: “Eu estou no comando de minha vida”.

Essa situação é vivenciada por muitos casais. Quando assumimos o comando de nossa vida, determinando o que queremos e o que os outros devem fazer para nos agradar, significa que somos a autoridade máxima em casa e ainda queremos que o Senhor Jesus seja nosso “auxiliador”, para que tudo aconteça exatamente como desejamos. O resultado disso, como no caso acima, é frustração não só com respeito ao cônjuge e a si mesmo, mas também em relação ao próprio Deus.

Se queremos que o Senhor nos ajude a mudar nossa maneira de ser, se anelamos que Sua poderosa vida anule nosso mau temperamento, precisamos nos perguntar: Quem está no trono? Se deixarmos o Senhor assumir a autoridade sobre nossa vida, se nos submetermos a Ele em oração, deixando-O agir como realmente Lhe agrada, então cada inimigo será derrotado.

Para que o Senhor assuma o trono de nossa vida conjugal, preciso deixar de ser o centro de todas as coisas, isto é, devo negar a mim mesmo e tomar o caminho que Ele escolher (Mateus 16:24). Quando faço o que quero, corro o risco de me desviar. Se vivo em torno de mim mesmo, sempre estarei insatisfeito, pois ninguém conseguirá me satisfazer em todas as áreas e no padrão que entendo como ideal. Isso faz brotar um forte e persistente sentimento de frustração, de insatisfação; a alegria desaparece, as reclamações se intensificam.

Já é tempo de pararmos de nos concentrar nos possíveis defeitos de nosso cônjuge e buscar no Senhor a graça para conviver com suas peculiaridades. Olhemos para o Senhor que está assentado no trono e faz novas todas as coisas (Apocalipse 21:5)! Não coloquemos toda a nossa atenção em nós mesmos ou em nosso cônjuge, mas no Senhor Jesus!

Que tal, em sua vida conjugal, investir mais no trono de Deus? Que tal invocar mais Seu nome antes de abrir a boca para emitir opiniões ou murmurar? Que tal estabelecer um tempo para oração e leitura da Bíblia com seu cônjuge toda semana? Se der ao Senhor o comando de sua família e a Ele se submeter, desfrutará Sua novidade. Creia; Ele é fiel! “Porque quem esteve no conselho do Senhor, e viu, e ouviu a sua palavra? Quem esteve atento à sua palavra e a ela atendeu?“.(Jeremias 23:18).

“[Cristo] morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou” (2 Coríntios 5:15).

Assine já o Jornal Árvore da Vida. Para assinar Clique Aqui