Resultados da sua busca

Quem é você? – Jornal Árvore da Vida

De acordo com a Bíblia, o homem foi criado por Deus com três partes. “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo (1 Tessalonicenses 5:23). De forma geral, todas as coisas visíveis e invisíveis do universo só podem estar dentro de três esferas: material, psicológica e espiritual. Assim Deus criou o homem tripartido, ou seja, com três partes, e cada uma delas com a função de experimentar e contatar uma dessas esferas.

O corpo tem a função de nos colocar em contato com o mundo exterior. Por meio dos sentidos – visão, audição, olfato, paladar e tato –, todas as coisas materiais que nos rodeiam podem ser percebidas e sentidas pelo homem. Portanto o corpo põe o homem em contato com as coisas materiais.

Sendo o mundo constituído de muito mais coisas que as que podemos ver, Deus, em Sua sabedoria, criou o homem com alma, para ele experimentar e contatar as coisas da esfera psicológica. De certo modo, você está usando sua mente para compreender as coisas que está lendo e, com a emoção, está sentindo alguma espécie de satisfação. Após a leitura, você pode decidir, por sua vontade, visitar alguém e falar a um amigo ou irmão em Cristo do que aprendeu neste texto. Perceba: o mundo psicológico não poderia ser entendido tampouco experimentado com o corpo, porque este se presta, apenas, para contatar as coisas materiais, por não ter a capacidade de entender, emocionar-se e decidir – esses são atributos que somente a alma pode provar.

Por último, há uma esfera também invisível mas muito mais profunda que as coisas psicológicas: a esfera espiritual. Deus é Espírito; sendo assim, como você poderia ter comunhão com Ele? Essa é a razão por que Deus formou um espírito dentro do homem. É com ele que Deus, que é Espírito e rico, pode ser provado, contatado e desfrutado. Se um cristão deseja ter experiências com Deus, ele precisa viver continuamente em seu espírito.

Dentre as três partes, o espírito tem uma posição especial. Veja o que o apóstolo Paulo disse à jovem igreja em Tessalônica: “vosso espírito, alma e corpo”. Essa ordem não é aleatória; é segundo o grau de importância. O livro de Zacarias diz o seguinte: “Sentença pronunciada pelo Senhor contra Israel. Fala o Senhor, o que estendeu o céu, fundou a terra e formou o espírito do homem dentro dele” (12:1). E veja o que Senhor Jesus disse: “Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade” (João 4:24). O espírito humano é o único meio verdadeiro de o homem poder chegar a Deus para adorá-Lo. Por isso todo cristão deve viver no espírito (Gálatas 5:16). O objetivo do Senhor ao entrar em nosso espírito é dispensar a Si mesmo para nossa alma e ganhar suas partes – mente, emoção e vontade – e, em Sua volta, concluir Sua obra, saturando completamente o corpo do homem (Romanos 8:9-11).

Assine já o Jornal Árvore da Vida. Para assinar Clique Aqui