Resultados da sua busca

Ter um lugar para viver – Jornal Árvore da Vida

Recentemente, pesquisadores da Universidade de Princeton, uma das mais renomadas dos Estados Unidos, ouviram 450 mil americanos sobre os fatores que julgavam trazer felicidade ao ser humano. Enumeraram-se alguns hábitos e atitudes que intensificam esse sentimento, tais como manter amigos e familiares sempre por perto; cuidar da saúde (ter alimentação balanceada, dormir bem e praticar esportes); compartilhar problemas e tarefas; pedir e aceitar ajuda etc. O mais interessante nessa pesquisa, porém, foi a constatação de que o fator campeão de bem-estar é a busca por espiritualidade, pois consideram que quem frequenta uma igreja acaba por construir uma rede de amizade e de apoio, além de compartilhar crença e objetivos comuns. Concluíram que, mais do que ser religioso, é importante ter uma causa em que acreditar e por que lutar. Percebem como sinal positivo a convivência com outras pessoas que partilhem opiniões parecidas, defendem causas semelhantes e apontam isso como elemento básico para a felicidade. Já o fator que mais traz infelicidade é a solidão.

A Bíblia mostra a causa pela qual o cristão deve lutar: o mundo que há de vir (cf. Hebreus 2:5). O presente mundo tem um prazo de validade, que vai expirar com a segunda vinda de Cristo, a qual será antecedida de eventos calamitosos por todos os lugares, como já vem ocorrendo, entre os quais os noticiários destacam guerras, tsunamis, terremotos etc. (Mateus 24: 1-14).

A primeira vinda do Messias foi profetizada no Antigo Testamento por alguns homens de Deus (Deuteronômio 18:15; Salmos 16; 22; 69; 110; Isaías 7:14; 9:6; 42:1; 53:7; Jeremias 23:5-6; Miqueias 5:2; Zacarias 9:9), sendo plenamente cumprida com o nascimento de Jesus Cristo. Deus, por ser santo e justo, não tolera o pecado e, para que não tivesse que nos exterminar, satisfez-se plenamente com o derramamento de sangue de Seu Filho Jesus. Isso porque “sem derramamento de sangue, não há remissão” (Hebreus 9:22).

Quando viveu aqui na terra, o Senhor Jesus disse várias vezes a seus discípulos que, após Sua morte na cruz, ressuscitaria e ascenderia glorificado aos céus. Isso se cumpriu, e hoje o Senhor é o Espírito. Jesus também disse que, depois de um tempo, voltaria a terra, “vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória” (Mateus 24:30), estabelecendo, pois, o fim do presente mundo e o início de Seu reino eterno, que é o mundo que há de vir, no qual há “justiça, paz e alegria” (Romanos 14:17), características estas, convenhamos, escassas no mundo atual.

Já se passaram cerca de dois mil anos desde que Cristo ressuscitou e ascendeu aos céus, e Ele ainda não voltou. Mas a Palavra de Deus é fiel e não falha: “Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2 Pedro 3:9).

Esta é, portanto, a causa de um cristão: apressar a segunda vinda de Cristo, para que logo seja estabelecido Seu reino eterno na terra. Como podemos apressá-la? Anunciando a todos os homens a salvação completa de Cristo (Mateus 24:14). E, enquanto estivermos empenhados nessa meta, jamais estaremos solitários, já que o Senhor é hoje o Espírito invisível, que está conosco “todos os dias até a consumação do século” (Mateus 28:20).

Para estar com Ele de uma maneira bastante doce, basta chamá-Lo, invocando Seu nome de todo o coração: “Ó Senhor Jesus!”. Se sempre O invocarmos, jamais sentiremos solidão, pois Sua presença nos encherá de alegria e conforto. “O Senhor é rico para com todos os que o invocam” (Romanos 10:12). E em Sua presença podemos orar, que nada mais é do que conversar com Ele, expondo-Lhe nossas fraquezas, nossos temores, nossas ansiedades.

Convidamos todos os leitores do JAV a se engajar nessa causa e a invocar o nome do Senhor, pois essas são as chaves para a plena felicidade em nosso viver!

Assine já o Jornal Árvore da Vida. Para assinar Clique Aqui