Resultados da sua busca

Um dia na EAV

UM DIA NA EAV

Day Camp – Um dia na EAV 

Um dia na EAV é um projeto social da Estância Árvore da Vida em parceria com a Igreja em Sumaré e o apoio do Bookafé. A proposta é promover um dia saudável, diferenciado e interessante para alunos de escolas públicas. Através de atividades pedagógicas, vídeos, músicas e gincanas, são abordados temas relevantes como o uso consciente de água e também assunto morais e éticos como o bullying. E como isso acontece?

A equipe

A equipe é formada por pedagogos, voluntários, e técnicos da Estação de Tratamento de Água – ETA. A capacitação da equipe é realizada através de oficinas ministradas pelas pedagogas na Igreja em Sumaré, que ensinam a abordagem adequada para o publico infantil, orientam ainda sobre como envolve-las nas atividades e brincadeiras. Uma das voluntárias, Letícia, conta que “servir é uma experiência única, pois ela não tinha ideia de como era estar com crianças”.

A rotina

As crianças são recepcionadas na Estância Árvore da Vida – EAV pelos voluntários e logo recebem o café da manhã. Em seguida as crianças assistem ao vídeo institucional que conta a história da estancia e explica as atividades que serão desenvolvidas ao longo do dia. Depois desta etapa, cada aluno que já havia recebido um crachá com seu nome e uma cor específica se junta com os demais colegas para formar equipes. Acompanhados por monitores, as equipes criam gritos de guerra e partem para a visita da ETA. Nesta visita as crianças tem a oportunidade de entender o passo a passo do tratamento da água e visualizar como cada etapa acontece.  Simultaneamente outros grupos estão participando de jogos que contarão para pontuação final. Vale salientar que o material é totalmente autoral e foi produzido pela equipe, desde o mascote, uma macaco chamado “Kaco”, até as placas dos jogos da memória e da adivinhação. Após esta etapa é hora de brincar, as crianças vão para o Playground, se divertem da maneira como querem e aproveitam o parque e todos os brinquedos para gastar as energias.

Chega o momento do teatro com a peça “Olha a boca do João”, baseada em um livro infantil que conta a história de um menino que fala palavras feias e desagrada os demais colegas e também a sua família. A peça é adaptada e algumas cenas também abordam a questão da economia de água. Nesta atividade as crianças se identificam, pois as situações que acontecem ali são semelhantes ao que vivem na escola e também em casa. As crianças são levadas à reflexão sobre cada atitude no relacionamento com os pais e com os colegas, mostra ainda que não é correto falar palavrões. Depois é hora de apresentar-lhes algo maravilhoso: Jesus, que pode limpá-las interiormente, livrando-os dos maus pensamentos e das más ações.

Ao final, as crianças ganham o livro da peça, um jornal para os pais e um convite para visitar o Bookafé de Sumaré. A equipe fica realizada ao final de cada “Um Dia na EAV”, não apenas pelo sentimento de gratidão que brota das crianças, mas em perceber que estão conseguindo fazer a diferença  na vida dos pequenos, transmitindo princípios e valores que são fundamentais para o seu desenvolvimento, reforçando o bom comportamento para com os pais, familiares e colegas e também com a natureza.

Site: www.umdianaeav.com.br

Facebook: www.facebook.com/daycampeav