A importância e a prática dos escritos de Paulo – Jornal Árvore da Vida
O Novo Testamento é composto por vinte e sete livros, dos quais mais da metade foi escrita pelo apóstolo Paulo. É incontestável a relevância do conteúdo que ele nos deixou por herança. O que ele escreveu possui duas fontes: a experiência e as visões e revelações que recebeu diretamente de Deus. Esse conjunto de verdades possui inestimável valor e importância imensurável para nós, cristãos.
Ao escrever aos Efésios, Paulo relatou que pregava o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo, fruto da revelação divina, e que, quando lêssemos, poderíamos compreender o mistério que, em outras gerações, não foi dado a conhecer. Esse mistério é o plano de Deus para o homem de fazê-lo herdeiro e participante das promessas de Cristo (Efésios 3:3-8).
Ao ler os escritos de Paulo, precisamos perceber a importância que eles possuem para nós. Neles temos todo o necessário para uma vida cristã saudável e vencedora. No entanto alguns dos que receberam aquelas palavras tomaram-na como matéria para debates e discussões. Eles não souberam extrair delas o Espírito e a vida (João 6:63). A razão disso foi que receberam as palavras de Paulo apenas para estudar e analisar (1 Timóteo 1:3-7). Porém, se queremos extrair o Espírito e a vida que há na Palavra de Deus, devemos usar nosso espírito humano. Deus nos deu esse órgão que nos faz distintos de toda criação. Há várias passagens que registram que o homem possui um espírito (Jó 12:10; 32:8; Zacarias 12:1; 1 Tessalonicenses 5:23). Deus nos deu o espírito para que pudéssemos contatá-Lo, uma vez que Ele é Espírito, e também pudéssemos extrair o Espírito e a vida da Palavra, pois é esse seu conteúdo (João 4:23-24; 1 Coríntios 2:13-15).
Além disso, em cada carta que Paulo escreveu, havia um sentimento a ser transmitido. Em cada uma havia uma direção a ser tomada, uma verdade a ser praticada. Isso significa que, ao escrever suas cartas, Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, esperava que aquelas verdades produzissem uma prática. Portanto, ao ler seus escritos, bem como qualquer outro livro da Bíblia, precisamos buscar em oração o que Deus deseja que vejamos e pratiquemos, ou seja, qual é Sua direção para nós naquele livro.
Por fim, vejamos algumas diretrizes de Deus para nós nos escritos de Paulo: Viver no espírito até ser Cristo formado em nós (Gálatas 4:19). Viver a vida de modo a aguardar a vinda do Senhor todos os dias (1 Tessalonicenses 3:13; 5:23). Viver a vida cristã de maneira santa com uma fé firme, amor incondicional para com Deus e os homens, e uma esperança viva e renovada (2 Tessalonicenses). Em todo tempo e lugar invocar o nome do Senhor (1 Coríntios). Arrepender-nos sempre que somos iluminados (2 Coríntios). Pregar o evangelho de Deus a todos e crer no poder que há nele (Romanos). Perceber que tudo que precisamos é Cristo e está em Cristo (Colossenses). Viver intensamente cada aspecto da igreja (Efésios). Esquecer o que passou e avançar para o que está a nossa frente (Filipenses). Amar uns aos outros (Filemon). Não nos desviar do propósito de Deus; antes, proceder corretamente na casa de Deus (1 Timóteo). Nossa vida deve estar em ordem e debaixo do governo de Deus para sermos abençoados por Ele (Tito). Cristo é superior a tudo e todos, devemos ter comunhão com Ele e anunciá-Lo a outros (Hebreus). Nossa carreira cristã se encerrará quando nos apossarmos da coroa da vida, portanto corramos (2 Timóteo)!