Resultados da sua busca

Ser preciso no falar – Jornal Árvore da Vida

Um cristão pode ter muitos dons e ser talentoso. Mas, uma vez que ele é impreciso com as palavras, percebese uma falha em seu caráter. Se nossas palavras não forem disciplinadas, talvez edifiquemos a obra de Deus com uma mão e a destruamos com a outra. Nossa utilidade para Deus depende do quanto somos moderados no falar.
Uma das principais razões para muitos cristãos não serem usados pelo Senhor é a falta de moderação no falar. Pelas palavras, o poder de Deus pode ser manifesto ou desaparecer. Perceba quão sério é esse assunto (Salmos 141:3; Provérbios 10:19)!
Um filho de Deus deve ser um mensageiro da palavra divina. Há uma forte relação entre a palavra de Deus e a palavra que falamos. O que acontece é que alguns ainda não perceberam essa relação.
Uma vez que nos consagramos a Deus, nossa boca passa a ser um oráculo Dele. Essa é uma grande responsabilidade (Provérbios 6:2; 13:3). Não atentar para isso pode ser nosso fim como servos do Senhor.
As palavras que ouvimos o tempo todo farão parte de nosso repertório. A experiência humana revela isto: nosso vocabulário é bastante influenciado por
aquilo que costumamos ouvir. Então, que tipo de palavras temos ouvido? A resposta revelará que tipo de pessoas nós somos.
Muitos cristãos pecam pelo fato de serem imprecisos em suas palavras a respeito das pessoas. Se não podemos ter controle sobre a língua, como poderemos controlar-nos e servir ao Senhor? A língua é um membro terrível e, se não for controlada, sempre nos colocará em apuros (Tiago 3:2). O Senhor Jesus disse: “Seja, porém, a vossa palavra: Sim, sim; não, não. O que disso passar, vem do maligno” (Mateus 5:37). Aqueles cujas palavras não são confiáveis são pouco úteis para Deus.
Um cristão também deve se preocupar em não falar palavras ociosas, que não levem a nada: quando não temos o que dizer, é preferível que fiquemos calados (Mateus 12:34-36). Palavras ociosas quase sempre são torpes e entristecem o Espírito de Deus (Efésios 4:29-30; 5:4; Tito 1:10-13).
Por fim, é importante que nós, como cristãos, não nos precipitemos em nosso falar. Devemos sempre pedir ao Senhor que nos ensine o que falar (Êxodo 4:12).
Além do mais, devemos também aprender a falar de forma temperada (Salmos 19:14; Colossenses 4:6). Afinal, palavras são sementes. Quando as falamos, certamente vamos colhê-las numa outra ocasião.

Assine já o Jornal Árvore da Vida. Para assinar Clique Aqui